Delegados alertam sobre aumento de golpes durante a pandemia

0
10

Segundo o delegado Pedro Carlos Rodrigues, presidente da ASDEP, o crescimento dos estelionatos em meio a pandemia se deu em função da facilidade de alterar suas identidades. Setembro foi o mês de alta no número de golpes virtuais aplicados. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), desde março é registrado um aumento no número de estelionatos. Em setembro a cada dia em média 163 pessoas eram enganadas e foi revelado um aumento de 143% nos golpes em comparação ao ano anterior.

“Durante esses últimos meses foram denunciados inúmeros casos de golpistas que se passavam por diversos profissionais, inclusive por delegados, e usavam da credibilidade do cargo para tentar enganar os cidadãos. É muito fácil abrir uma rede social ou cadastrar um número de Whatsapp, adicionar uma foto conhecida e se passar por uma autoridade. É preciso sempre estar atento e desconfiar quando falamos com desconhecidos”, afirmou o presidente da ASDEP.

Em março foi registrado um pico de 6.758 golpes, número 236% maior que no ano anterior. “Os golpes mais comuns durante esse período pandêmico foram clonagens de Whatsapp, golpes de cartão de crédito pela divulgação de dados e falsas vendas pela internet. É fundamental orientarmos, principalmente os idosos, a nunca divulgaram informações pessoais por meios de comunicação que não sejam oficiais. Caso seja verificado o golpe, denuncie”, orientou o delegado Pedro Carlos Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.