De lavador de louças a chef de cozinha renomado

0
32

O pernambucano Alécio Santos, 36, anos abraçou o mundo quando tornou a cozinha em seu lar. O chef Alécio Santos nasceu em Jurema, no Agreste de Pernambuco e descobriu seus dotes culinários ainda muito jovem quando ajudava sua mãe a preparar comidas típicas na região como pamonha e cural e também estava junto com sua mãe no trabalho duro, na lavoura, sem contar que cuidava de seus quatro irmãos.

Em 2005, Alécio Santos decidiu vir morar em São Paulo, mais precisamente no bairro Cidade Júlia, região do distrito da Cidade Ademar. Já na cidade grande, teve que se virar para não passar necessidades e ter que voltar para sua cidade natal. Dentre as diversas entrevistas de emprego feitas, Alécio conseguiu um trabalho em um restaurante, porém como lavador de panelas, permanecendo 5 anos no estabelecimento. Durante esse período, se dedicou e não se acomodando apenas como lavador de louças, Alécio teve oportunidades e saiu do restaurante já com o cargo de cozinheiro.

“Cresci em Jurema desfrutando de banhos de açude como dizemos lá, pegando frutas no cacho, andando descalço. Assim como uma boa parte dos juremenses da minha época ajudei muito na lavoura, no plantio e colheita. Aos 18 anos bati asas e voei a procura do meu sonho, ser um chef de cozinha. Sai de Jurema apenas um menino sonhador com poucas mudas de roupas, mas sonhando em ser alguém, mesmo em meio a inúmeras dificuldades acreditei, estudei e conquistei. A gastronomia me proporcionou conhecer culturas e pessoas diferentes, além de aprimorar o meu paladar. Hoje após chefiar algumas casas me sinto mais experiente e preparado para novos horizontes. Um abraço apertado a todo juremense”, afirmou o chef Alécio Santos

Porém, foi fora do Brasil que o chef Alécio Santos descobriu o peso que este nome [chef de cozinha] carrega. Tudo isso aconteceu em 2015, quando saiu de São Paulo para trabalhar como sub chef em um restaurante na Austrália, permanecendo por 2 anos.

Ainda de acordo com Alécio Santos, quando ele chegou em São Paulo começou a “trabalhar em um restaurante perto de casa como lavador de louças. Fiquei um tempo nessa função, mesmo lavando louças sempre prestava atenção na forma como os cozinheiros faziam as preparações.  Até esse momento eu não tinha muita ideia do que seria realmente um chef de cozinha. No entanto, após 5 anos neste lugar e a viagem para Austrália, começava a ascensão de um chefe de cozinha trabalhando em uma cozinha mais sofisticada com um chef de cozinha de formação, pude observar e aprender muitas técnicas básicas da gastronomia internacional. Viajei para outros países para conhecer sua cultura e culinária, como por exemplo Tailândia onde tive o prazer de comer o famoso Pad Thai, um prato tradicional. Na Nova Zelândia pude experimentar o melhor hambúrguer do mundo e sorvetes artesanais. Já em Singapura provei um delicioso noodle de um restaurante tradicional da cidade”, disse o chef.

Em seu retorno ao Brasil, decidiu ingressar na faculdade de gastronomia e percebeu que a partir dali sua história de vida tomaria um novo rumo. E já em 2017 viu seu sonho sendo realizado, quando montou o seu próprio negócio, a princípio apenas como restaurante delivery e em apenas 6 meses desde a abertura do restaurante já estava entre os melhores do Ifood.

Segundo Alécio Santos uma de suas maiores inspirações é o chef Thiago Castanha, onde o mesmo destaca a regionalidade, desta forma valorizando ingredientes brasileiros “tenho como influência a nossa cultura nordestina, comida deliciosa e bem temperada, logicamente em minha formação aprendi as técnicas culinárias francesas, italianas, asiáticas e etc”, avaliou.

Com esse sucesso avassalador na gastronomia, Alécio Santos obteve proposta para chefiar a cozinha de um restaurante de alto padrão na região oeste de São Paulo, ficando no cargo por quase dois anos.

Desde o fim de 2021, Alécio exerce a função de chef de cozinha na rede Sodexo Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.