Clube Escola Vila Guarani com nova gestão

0
112

O Centro Educacional e Esportivo Professor Riyuzo Ogawa, popularmente conhecido por Clube Escola Vila Guarani ou até mesmo Clubão, foi inaugurado em 24 de abril de 1976. O Clube Escola é referência para quem quer e deseja praticar atividades físicas gratuitas

Depois de quase 15 anos, o Clube Escola Vila Guarani, passou por uma mudança em sua gestão e Tomás Vargas assumiu a direção do clube em julho. Tomás é morador do distrito do Jabaquara e frequentador assíduo do clube, desde a época que o campo era terrão e com muito pouco do que oferece hoje em dia. 

Até 1988, Vargas já fazia parte do Centro Cultural e Social Acadêmicos de Vila Fachini e em 1992 tomou posse como presidente e sempre com atividades da escolinha no campo de futebol do clube. Depois de tanta jornada, alcançou o cargo de diretor. Ao tomar posse, Tomás falou que encontrou o clube com muitas melhorias e parabenizou o seu antecessor José Carlos Faraj, pela forma que passou o cargo para ele, e afirmou que dará continuidade, sempre em busca de melhorias para o centro e “pretendo oferecer o espaço para todos do bairro, assim que a SEME (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) liberar as atividades”, relatou o novo gestor. 

Atualmente, o Clube Escola Vila Guarani está aberto apenas para caminhadas, corridas e o gatti bol e afirmou que “a visão que tenho é que, não é porque sou Acadêmicos que vou favorecer a entidade, mas sim todos. Pretendo fazer uma gestão com a comunidade local” concluiu.

José Carlos Faraj quase 15 anos a frente do clube

Em sua despedida Faraj falou com emoção ás conquistas que o clube conseguiu, em várias modalidades esportivas, deixando grande legado para todos os atletas, usuários, voluntários e professores. Para José Carlos, o maior orgulho é os Jogos Intercolegiais, que tem a frente o professor Everton Ricardo Domingos, “foram 11 anos de aproximação de escolas da região com o clube, um trabalho que teve o 11º Torneio Intercolegiais antes da pandemia, 24 escolas, mais de 2 mil alunos, em 17 dias de torneio que com o sucesso, conquistamos o premio Sampa. Prêmio de Inovação da Cidade de São Paulo, uma ação das secretarias municipais de Gestão e de Inovação e Tecnologia, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública, onde ficamos em 3º lugar, sendo o único Clube Escola participante” indagou com alegria Faraj.

Outra modalidade de sucesso, foi com os idosos, foram Campeões Geral dos Jogos Municipais do Idoso (JOMI) em 2014, 2015 e 2018. “Pra mim foi um trabalho gratificante cheguei no clube em 2007 e permaneci ate 2021 com muita satisfação, muito prazer de fazer. Foi um trabalho social de um lado, e o meu prazer do esporte,  que com isso conseguimos cobrir 2  quadras,  fazer outra que hoje é referencia em São Paulo, não só para o handebol que é o tamanho oficial,  mas para qualquer modalidade. E orgulhoso porque trouxe modalidades que quase não tem na periferia, como patins que no primeiro ano fizemos uma campeã pan-americana de patins, entre outras modalidades como as escolinhas de futebol do Jabaquarinha e Acadêmicos que conquistaram muitas campeonatos”. 

Conquistas

Foram Campeões sub 17 basquete masculino, e vice sub 15, em 2017. Vice campeão de basquete masculino sub 17, em 2018. Conquistaram um resultado de mais de 30 troféus em várias modalidades. Basquete, campeão jogos da cidade, handebol tanto o masculino como feminino, ginástica rítmica e o futebol feminino em parceria com a faculdade Uni Santana, foram muitos títulos, com 3 meninas convocadas para a seleção brasileira sub15 e 17.

Voluntários

Com um grupo de mais de 20 voluntários, o diretor Faraj conseguiu ter inúmeras atividades sem custo para o poder público. A professora de dança de salão Francisca do Nascimento, disse que “gostaria de agradecer ao Faraj, pela excelente administração, saiu deixando um grande legado. O clube todo reformado, e bem frequentado. Na sua gestão ele triplicou o número de usuários e deu incentivo aos voluntários que desenvolveram um trabalho social muito importante, através da ginástica, dança e esporte em geral. Sou voluntária há 20 anos e professora de dança de salão há 5 anos”.

 Sobre o Clube

O clube ocupa um espaço arborizado com uma infraestrutura ampla, com quadras, campo de futebol, piscina, sala de musculação e para as atividades de luta e dança. O local é aberto para qualquer pessoa que queira praticar atividade, mas para aqueles que optarem por ter aulas é necessário cadastro, feito no próprio clube. Os documentos necessários são RG, comprovante de endereço, duas fotos 3×4 e exame médico.

Andando pelo espaço é perceptível o quanto o clube leva a sério as atividades oferecidas, e esse comprometimento retorna como troféus que preenchem uma estante na sala da diretoria. A maioria das modalidades participa de campeonatos, como os Jogos da Cidade.

Clube Escola Vila Guarani (Riyuso Ogawa)
Endereço: Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani
Telefone: 5012-0150

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.