Cidade Ademar e Vila Joaniza terão seus Distritos Policiais fechados

0
182

A 10° Reunião Extraordinária do Conselho Participativo Municipal da Cidade Ademar e Pedreira, foi realizada na noite de segunda 15/03, sendo discutido muito a respeito da segurança no bairro. Além de conselheiros e munícipes, os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança da Cidade Ademar, Cidade Dutra, Jardim Miriam e Vila Joaniza se fizeram presentes. Na última assembleia virtual do Conselho Participativo Municipal, a construção do CEU Cidade Ademar foi muito discutida, onde no início de 2020 foi publicado no Diário Oficial um decreto que tirava os 30 milhões do que foi destinado para a construção do CEU Cidade Ademar. À vista disso, os membros do Conselho Participativo Municipal solicitaram ao Prefeito da capital paulista Bruno Covas que restituísse os repasses e que os munícipes da Cidade Ademar possam se beneficiar com o Centro Educacional Unificado.

Alguns distritos policiais terão suas atividades suspensas, entre elas, o 43° Distrito Policial na Cidade Ademar e o 80° D.P na Vila Joaniza, onde serão incorporadas a outros distritos. O 43° D.P será incorporado ao 99° D.P Campo Grande e o 80° D.P passará para o 98° Distrito Policial do Jardim Miriam. O presidente do Conseg Jardim Miriam Ronaldo de Paula, afirmou que o fechamento de algumas D.P é “preocupante, pois aumenta o número de ocorrências, sobrecarregando os funcionários públicos. Por mais engenharias que tenham, fechar D.P (Distrito Policial) é retrocesso” avaliou Ronaldo.

“A nossa região está precária com a segurança pública, e vamos fazer o que for preciso para melhorar isso. O que tenho percebido é que as rondas policiais diminuíram muito”, disse a munícipe Rose Francisco.

Portanto, por mais que novas tecnologias venham para agregar na segurança do bairro, a região necessita também dos prédios físicos dos distritos policiais. A última grande alteração na estrutura da Polícia Civil foi em 2019, quando o governador, João Doria (PSDB), por meio de decreto, dissolveu o Grupo de Operações Especiais (GOE), conhecido por atuar em operações de risco, combate ao tráfico de drogas e apoio a ocorrências de assaltos, sequestros, dentre outras, e criou um novo departamento para operações especiais, o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE).

Com a extinção do GOE, os agentes foram transferidos para o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), uma unidade até então subordinada ao Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic).

Consegs criam abaixo assinado contra decisão do governador João Dória

Os presidentes do Conselho Comunitário de Segurança – Conseg Cidade Ademar  e Vila Joaniza  afirmam que irão lutar para que o governador João Dória não apenas paralise esse fechamento mas que cancele totalmente essa questão. “Nós do Conseg  não vamos deixar isso acontecer sem lutar” declara o presidente do Conseg Cidade Ademar Paulo Santos .

Para contornar a paralização do processo de fechamento das delegacias, a SSP/SP está transferindo os flagrantes que acontecem durante o dia da semana, para a central de flagrantes, que funcionavam à noite e nos finais de semana.

“Agora com esta nova atitude, estão causando um trabalho muito maior para Policia Militar no seu deslocamento, e assim, buscam esvaziar as delegacias, para retomar o projeto inicial de desativação das delegacias. Vamos ficar atentos e vigilantes, pois a região da subprefeitura Cidade Ademar não poderá ficar com uma só delegacia, hoje nós temos três. Estamos buscando apoio na ALESP e Câmara Municipal. Veja a quantidade de moradores que tem na região de Santo Amaro e a quantidade de moradores em Cidade Ademar? Veja também a quantidade de favelas que tem nas duas regiões? Para mim, o 99ºDP só está ficando, pelo motivo que tem gente grande do DECAP morando na região. Nós precisamos do 43º DP e do 80º DP”. Reivindica o presidente Paulo dos Santos com a mesma opinião do presidente do Conseg da Vila Joaniza João Calixto Alves.

Em contato com o vereador Arnaldo Faria de Sá, ele teve o retorno pela assessoria que; “O Arnaldo falou com o secretário da Segurança sobre o caso da desativação das delegacias, o secretário respondeu que o processo está parado, pois reclamações ao governador foi muito grande e o governador não quer este desgaste político”.

Os diretores dos Consegs Cidade Ademar e Vila Joaniza, apoiados pela população criaram um abaixo assinado online para fortalecer a luta contra essa decisão do governador.

https://www.change.org/p/governo-do-estado-de-s%C3%A3o-paulo-contra-o-fechamento-da-43a-e-80a-dp?recruiter=559825502&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.