Cidade Ademar e Vila Joaniza terão seus Distritos Policiais fechados

1
868

A 10° Reunião Extraordinária do Conselho Participativo Municipal da Cidade Ademar e Pedreira, foi realizada na noite de segunda 15/03, sendo discutido muito a respeito da segurança no bairro. Além de conselheiros e munícipes, os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança da Cidade Ademar, Cidade Dutra, Jardim Miriam e Vila Joaniza se fizeram presentes. Na última assembleia virtual do Conselho Participativo Municipal, a construção do CEU Cidade Ademar foi muito discutida, onde no início de 2020 foi publicado no Diário Oficial um decreto que tirava os 30 milhões do que foi destinado para a construção do CEU Cidade Ademar. À vista disso, os membros do Conselho Participativo Municipal solicitaram ao Prefeito da capital paulista Bruno Covas que restituísse os repasses e que os munícipes da Cidade Ademar possam se beneficiar com o Centro Educacional Unificado.

Alguns distritos policiais terão suas atividades suspensas, entre elas, o 43° Distrito Policial na Cidade Ademar e o 80° D.P na Vila Joaniza, onde serão incorporadas a outros distritos. O 43° D.P será incorporado ao 99° D.P Campo Grande e o 80° D.P passará para o 98° Distrito Policial do Jardim Miriam. O presidente do Conseg Jardim Miriam Ronaldo de Paula, afirmou que o fechamento de algumas D.P é “preocupante, pois aumenta o número de ocorrências, sobrecarregando os funcionários públicos. Por mais engenharias que tenham, fechar D.P (Distrito Policial) é retrocesso” avaliou Ronaldo.

“A nossa região está precária com a segurança pública, e vamos fazer o que for preciso para melhorar isso. O que tenho percebido é que as rondas policiais diminuíram muito”, disse a munícipe Rose Francisco.

Portanto, por mais que novas tecnologias venham para agregar na segurança do bairro, a região necessita também dos prédios físicos dos distritos policiais. A última grande alteração na estrutura da Polícia Civil foi em 2019, quando o governador, João Doria (PSDB), por meio de decreto, dissolveu o Grupo de Operações Especiais (GOE), conhecido por atuar em operações de risco, combate ao tráfico de drogas e apoio a ocorrências de assaltos, sequestros, dentre outras, e criou um novo departamento para operações especiais, o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE).

Com a extinção do GOE, os agentes foram transferidos para o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), uma unidade até então subordinada ao Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic).

Consegs criam abaixo assinado contra decisão do governador João Dória

Os presidentes do Conselho Comunitário de Segurança – Conseg Cidade Ademar  e Vila Joaniza  afirmam que irão lutar para que o governador João Dória não apenas paralise esse fechamento mas que cancele totalmente essa questão. “Nós do Conseg  não vamos deixar isso acontecer sem lutar” declara o presidente do Conseg Cidade Ademar Paulo Santos .

Para contornar a paralização do processo de fechamento das delegacias, a SSP/SP está transferindo os flagrantes que acontecem durante o dia da semana, para a central de flagrantes, que funcionavam à noite e nos finais de semana.

“Agora com esta nova atitude, estão causando um trabalho muito maior para Policia Militar no seu deslocamento, e assim, buscam esvaziar as delegacias, para retomar o projeto inicial de desativação das delegacias. Vamos ficar atentos e vigilantes, pois a região da subprefeitura Cidade Ademar não poderá ficar com uma só delegacia, hoje nós temos três. Estamos buscando apoio na ALESP e Câmara Municipal. Veja a quantidade de moradores que tem na região de Santo Amaro e a quantidade de moradores em Cidade Ademar? Veja também a quantidade de favelas que tem nas duas regiões? Para mim, o 99ºDP só está ficando, pelo motivo que tem gente grande do DECAP morando na região. Nós precisamos do 43º DP e do 80º DP”. Reivindica o presidente Paulo dos Santos com a mesma opinião do presidente do Conseg da Vila Joaniza João Calixto Alves.

Em contato com o vereador Arnaldo Faria de Sá, ele teve o retorno pela assessoria que; “O Arnaldo falou com o secretário da Segurança sobre o caso da desativação das delegacias, o secretário respondeu que o processo está parado, pois reclamações ao governador foi muito grande e o governador não quer este desgaste político”.

Os diretores dos Consegs Cidade Ademar e Vila Joaniza, apoiados pela população criaram um abaixo assinado online para fortalecer a luta contra essa decisão do governador.

https://www.change.org/p/governo-do-estado-de-s%C3%A3o-paulo-contra-o-fechamento-da-43a-e-80a-dp?recruiter=559825502&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

1 COMENTÁRIO

  1. Prédio de Dep! Não assusta mais delinquentes, mas é como camera de vigilância .não.assusta e impedem roubos, furtos. Mas da sim ar de segurança. E alguns noias têm sim um pouco de temor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.