Celebração contou com caminhada, atrações musicais, feira de artesanato e homenagens que reforçaram o orgulho e a identidade do bairro.
O distrito Cidade Ademar comemorou seu 79º aniversário no último domingo, dia 29 de junho, com uma grande celebração realizada na Rua Antônio Gil, na altura do número 641, próximo a UBS Jardim Umuarama. O evento atraiu milhares de moradores e visitantes, consolidando- se como uma das principais festividades da região.
Caminhada abre as comemorações do 79º aniversário
Pela manhã, a Primeira Caminhada de Aniversário abriu a programação. O percurso teve início na Rua Domenico Palma, seguiu pela Avenida Cupecê e encerrou na Rua Antônio Gil, no palco principal da festa. A iniciativa marcou simbolicamente a valorização da história local promovendo saúde, bem-estar e integração comunitária.
Funk, samba, rap e sertanejo agitam o público no palco principal
Logo após a chegada da caminhada, as atrações musicais tomaram conta do palco com uma programação diversa que exaltou os talentos da região. Durante o evento, foi apresentado o projeto “Dançando na Cidade Ademar” que promove a inclusão social e o acesso à cultura por meio da dança. O público também acompanhou as apresentações do cantor de MPB Fábio Nunez, dos funkeiros Mc Lulo 2L e Mc Brunim DT, da rapper Mana Bella, do cantor de piseiro Cristiano Pipow, do pagodeiro Caio do Samba, do sambista Mitto, da banda de rock Old Crown e do cantor sertanejo Alan Tavares. A noite foi encerrada com a consagrada dupla Marcos & Belutti. As viradas de palco ficaram por conta dos DJs Beah e Tony Di.

Morador da região e um dos artistas da programação, o cantor Alan Tavares destacou a importância da visibilidade dada aos músicos locais. “É muito importante para todos que moram na região. Eu moro, inclusive, ao lado do evento. São 11 anos na batalha e quando acontece esse tipo de evento na rua da sua casa é muito bacana! Tem que ter mais festas, porque aqui existe muita gente talentosa”, afirmou.

Espaço kids, feira gastronômica e artesanato atraem famílias
Além dos shows, o evento contou com uma estrutura montada especialmente para toda a família. Espaço Kids, feira de artesanato e feira gastronômica garantiram lazer, cultura e boa comida. A Família Uchôa, moradora da Cidade Ademar há 17 anos, elogiou a organização: “Uma festa excelente! As crianças estão se divertindo, tem segurança e foi tudo pensando com carinho para nós!”.

Iniciativa da Editora Juma e da subprefeitura deu origem ao jornal local e à comemoração oficial do bairro
A celebração do aniversário de Cidade Ademar teve início há 18 anos, fruto de uma iniciativa conjunta entre a Editora Jornalística Juma e a Subprefeitura da Cidade Ademar, então sob a gestão do subprefeito Beto Mendes. O objetivo era resgatar a história do bairro e, a partir disso, estabelecer uma data oficial para sua emancipação. Como parte da divulgação do evento, nasceu o jornal Cidade Ademar em Notícias, que desde então circula quinzenalmente pelas ruas do bairro e em diversos pontos de distribuição, levando informação local a um número cada vez maior de moradores.

Autoridades destacam importância do evento para a comunidade
A comemoração também foi marcada pela inauguração de um espaço multiuso em homenagem à célebre moradora Valquíria Ribeiro, que viveu na região por mais de 50 anos. “É muito importante trazermos o dia inteiro de atrações para a comunidade. Hoje celebramos também a entrega desse espaço multiuso, homenageando a Dona Valquíria Ribeiro, graças à Subprefeitura da Cidade Ademar, junto com nosso subprefeito Rogério Balzano e com todo o estímulo da prefeitura de São Paulo”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

O subprefeito Rogério Balzano, que acompanha as celebrações desde sua primeira edição, reforçou o papel do evento na integração social: “Essa festa é muito merecida para a população da Cidade Ademar e Pedreira. Começamos essas comemorações há 18 anos e a cada ano temos percebido que tem vindo mais gente participar. Agradeço o apoio do Prefeito Ricardo Nunes. A população merece!”.
Presente na celebração, o deputado estadual Fábio Faria de Sá (Podemos) lembrou as origens do distrito: “Foi com muita luta que esse lugar foi transformado no Distrito Cidade Ademar, que hoje completa 79 anos. Meu tio, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, junto com Goulart, na época vereador, criaram com poucos recursos a administração local. Este evento reunindo uma multidão é a prova de que valeu a pena”.
História e identidade do bairro Cidade Ademar
O bairro Cidade Ademar, zona sul da capital paulista, tem suas raízes no início do século XX, quando a região era ocupada por sítios, chácaras e mata atlântica. O nome é uma homenagem ao ex-governador Ademar de Barros, figura influente nas décadas de 1940 e 1950. O crescimento urbano se intensificou a partir da década de 1960, impulsionado pela migração de trabalhadores de outras regiões do país. Nos anos 1970, o êxodo rural e a expansão habitacional deram nova configuração à área, antes conhecida como bairro do Cupecê.
A criação da Subprefeitura da Cidade Ademar, em 1997, por decreto do então prefeito Paulo Maluf, representou um marco para o desenvolvimento da região, garantindo maior autonomia e investimentos públicos em infraestrutura e serviços. Um novo decreto, em dezembro de 2000, do prefeito à época Celso Pitta, corrige algumas distorções em relação à divisão geográfica por distrito
A celebração dos 79 anos reforça o espírito comunitário e celebra a diversidade cultural de um bairro que continua escrevendo sua história com participação popular e identidade própria.