Cate Móvel estará em escolas da rede municipal para auxiliar na inscrição do novo programa Bolsa Jovem

0
122

O Cate Móvel irá atender jovens interessados em se inscrever no programa Bolsa Jovem da Prefeitura de São Paulo nos dias 8, 9 e 10 de dezembro em escolas da rede municipal de ensino. As unidades móveis estarão nas regiões norte, leste, sul e central a fim de facilitar o acesso da população no ingresso ao programa.

O Bolsa Jovem teve as inscrições prorrogadas até o dia 10 de dezembro, sexta-feira. O programa conta com 5 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio no valor de R﹩ 569,25 para jovens com idades entre 16 e 20 anos. A iniciativa é voltada a alunos da rede municipal de ensino, que estejam no nível médio, EJA ou no CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. O Bolsa Jovem é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação, dos Direitos Humanos e Cidadania e da Fundação Paulistana.

“Os Cate Móveis serão disponibilizados diretamente nas escolas para ficar próximo das comunidades e facilitar o acesso ao programa. O Bolsa Jovem foi planejado para ajudar nessa retomada presencial nas unidades de ensino e um incentivo para que o jovem não deixe de estudar”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O Bolsa Jovem tem como objetivo evitar a evasão escolar e preparar este grupo para o primeiro emprego ou recolocação profissional, com atividades que serão desenvolvidas no formato on-line na área administrativa. As inscrições ocorrem pelo Portal Cate.

Serão investidos mais de R﹩ 17 milhões para pagamento de bolsa-auxílio e contratação de oficineiros, que irão atuar como mentores e tutores dos alunos. O jovem selecionado terá a chance de se preparar para o mercado de trabalho com diversas ferramentas que o capacite para habilidades técnicas e socioemocionais para desenvolver performance adequada em processos seletivos e manutenção da vaga ao conquistarem uma oportunidade de emprego ou no empreendedorismo.

Para essa formação, o programa Bolsa Jovem contará com tutores e mentores que irão auxiliar os beneficiários em temas como opções de carreiras; desenvolvimento do seu potencial; autoconhecimento; relacionamento no ambiente de trabalho; entre outros. O pagamento da bolsa-auxílio no valor de R﹩ 569,25, será condicionado à comprovação de pelo menos 85% de frequência nas atividades oferecidas pelo projeto.

Os selecionados terão contato com conteúdo da área de Administração de Empresas, em segmentos de finanças, marketing, logística e recursos humanos. As aulas serão realizadas pelo Portal Cate com conteúdo autoinstrucional, ou seja, o aluno faz a gestão das aulas assistidas, podendo rever as atividades gravadas, quantas vezes necessitar. Os alunos receberão uma senha exclusiva da plataforma para ser direcionado ao ambiente do curso, que contará com módulos liberados periodicamente. Além do conteúdo programado, os alunos ainda receberão reforço escolar em Português e Matemática e orientações de tutores e mentores, uma vez por semana, em aulas ao vivo por duas horas. O projeto tem duração de seis meses, com carga horária de, no mínimo, 60 horas mensais.

Critérios para ingressar no Bolsa Jovem

Para participar, o jovem precisa atender aos critérios do programa como ter entre 16 e 20 anos no ato da inscrição, estar matriculada na rede municipal de ensino, no nível médio, EJA ou no CIEJA, estar desempregado, sem receber benefícios como seguro-desemprego, pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e residir no município de São Paulo. A iniciativa inclusiva ofertará 10% das vagas destinadas a jovens autodeclarados LGBTI, 6% para jovens com deficiência e 6% para jovens imigrantes e/ou refugiados.

As inscrições serão feitas on-line pelo Portal Cate e os pré-aprovados serão comunicados por SMS e e-mail para comparecer ao Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, das 8h às 17h com documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e declaração de matrícula ou histórico escolar da rede municipal de ensino, além de cópia simples de cada. Os menores de 18 anos devem comparecer às unidades do Cate acompanhados de um adulto responsável.

Os inscritos que forem pré-selecionados deverão assinar um termo de compromisso e responsabilidade nas unidades do Cate e no local receberão orientação sobre o Portal Cate.

Programa Bolsa Jovem

Inscrições no Cate Móvel

Dia: 10 de dezembro

Horário: 10h às 17h

EMFM: Professor Linneu Prestes

Av. Adolfo Pinheiro, 511 – Santo Amaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.