Campanha de doação de sangue no Colégio São Sabas

0
13

A parceria entre o Colégio São Sabas, Sociedade Amigos do Jardim Prudência  – SAJP e a Fundação  Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, realizaram a primeira campanha para arrecadação de sangue, no dia 27 de abril. Para os organizadores o resultado foi muito bom com 100 bolsas de sangue e a presença de 120 candidatos.

O presidente da SAPJ Márcio Yatsuda, sua diretoria e os parceiros já se preparam para a próxima campanha em outubro. A proposta é realizar duas por ano.

Fundação Pró-Sangue

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.

Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue tem sua sede no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155.

A Fundação Pró-Sangue coleta em média 12.000 bolsas mensalmente, volume de sangue equivalente a aproximadamente 32% do sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo, 16 % do Estado e 4% do Brasil.

São Paulo precisa urgentemente de doadores de sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias. A situação é crítica nos bancos de sangue em todo o estado e os tipos O+, O-, A-, B- e B+ são os de maior necessidade. O abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde.

Por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias, a doação de sangue registrou queda, impactando o nível das reservas. Os hemocentros de todo o Estado fazem um apelo para que a população faça doações.

Medidas preventivas contra a COVID-19

Durante a pandemia, os bancos de sangue adotaram todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.

Critérios para doar sangue:

Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis); Estar com a saúde em dia; Pesar, no mínimo, 50 kg; Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH); Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação; Não deve estar em jejum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.