Decola nesta sexta (15), do Aeroporto Internacional do Recife em direção a Mumbai, na Índia, o avião que vai buscar 2 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus no país asiático. À princípio, o avião decolaria ontem (14/01), às 23h, mas o voo foi adiado por questões logísticas internacionais.
Na tarde de ontem (quinta-feira 14/01), o avião da companhia aérea Azul decolou de Viracopos em Campinas (SP) em direção ao Recife. A Azul comentou a alteração na viagem e disse que, após chegar à capital pernambucana, a tripulação pernoitaria na cidade, prosseguindo o voo nesta sexta-feira.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que “a data de retorno ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a Azul”, disse.
Ao chegar, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência se reúne no domingo (17) para analisar o pedido de uso emergencial apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.