Artigo O ser humano é agente de mudanças?Artigo

0
13

Por: Regina C. P. Mello

A vida se torna criativa quando o ser humano se percebe como agente de mudanças. Então, percebe possibilidades de mudar a si mesmo, sua vida pessoal e profissional.

Ao abandonar o pensamento estagnado, passa a refletir sobre seu ambiente de trabalho, sobre a cultura organizacional  e deste modo poderá abrir portas para inovações.  Passa a refletir sobre sua evolução pessoal de forma diferente do antigo padrão.

É fundamental que o trabalho faça sentido na vida do ser humano. Se o trabalho não fizer sentido, como irá construir o melhor trabalho e dar o melhor de si? Como irá realizar um ótimo atendimento ao cliente? Como conseguirá liderar grupos inspirando pessoas na construção de um mundo melhor?

Dái pode-se questionar se o trabalho é visto como rotina ou como propósito de vida. Se o trabalho é um forte propósito de vida, o sucesso terá mais chance de surgir. Seguem algumas dicas para reinventar a forma de trabalhar e de viver!

1-O ser humano é um eterno buscador e isso é positivo. O ser humano busca oportunidades, possibilidades, criatividade. 

2-Comece a transformar o esforço diário e o sofrimento em pró- atividade no sentido de manter a mente concentrada, focada o maior tempo possível com vigor e entusiasmo. O esforço é uma prática constante, sem interrupção. O esforço é positivo e não negativo.

3-Pense em desenvolver habilidades alcançando todo o seu potencial. Pense que o ser humano pode crescer e se desenvolver infinitamente. 

4-Priorize bons relacionamentos no ambiente de trabalho e na vida pessoal. O relacionamento favorável é aquele que promove ações inovadoras: empatia, ousadia, ambição, aprendizado mútuo a partir de um pensar criativo. Os pensamentos  e novas ideias transformam as empresas e o mundo.

5-Nunca perca de vista o seu talento. Construa a sua história de sucesso na vida pessoal e profissional a partir do seu talento. 

6-A meta a ser perseguida é a busca de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O ser humano possui uma  melhor performance e um melhor engajamento  quanto mais equilibrado estiver. Por isso, nas empresas há promoção de qualidade de vida. A cultura do bem estar está cada dia mais em alta no mundo corporativo. As aulas de yoga aos colaboradores são um exemplo disso.

7-A partir da cultura do bem estar que favorece momentos de introspecção, é possível o surgimento dos insights. Os insights são vozes da mudança. 

8-A mudança começa interiromente e irá concretizar-se exteriormente. O ser humano poderá fazer um exercício de reimaginação de sua carreira. Suas reflexões a partir de introspecções provavelmente o levarão a um dinamismo voltado para decisões acertadas.

9-Com o processo de redução de stress promovido pela cultura do bem estar, há melhoria do desempenho no trabalho e na vida pessoal. Há maior motivação e confiança em si mesmo. Com a eliminação de burocracias nas empresas, com a busca de equipe coesa para a excelência no atendimento ao cliente – o trabalho e a vida ganham uma outra dimensão . Em algumas empresas pode ocorrer dos colaboradores estarem participando de um momento histórico. Um momento pontuado por uma jornada de transformações. Então, os colaboradores participam de transformações impactantes, como: modernização de metodologia, novo modelo mental, busca pela centralidade no cliente, etc. A mudança da imagem da empresa é também acompanhada por uma mudança do ser humano pessoalmente? É possível que caminhem juntas! O aprendizado e a convivência no mundo corporativo acrescentam e amadurecem seres humanos! 

10-Tenha em mente os novos projetos. Os novos projetos podem impulsionar a vida e o trabalho. Se cada ser humano se considerar um agente de mudanças, a vida com certeza se tornará mais interessante. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.