Animais idosos adotados na Cosap têm direito a cartão de saúde

0
77

Produto da guarda responsável, o benefício dá acesso a atendimento vitalício e prioritário em qualquer um dos três hospitais veterinários públicos da capital

Os animais adultos e idosos que forem adotados na capital ganharão mais do que um novo lar. Por meio de um cartão de saúde criado pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), os bichinhos terão direito a atendimento vitalício e prioritário em qualquer um dos três hospitais veterinários públicos de São Paulo (veja abaixo a relação das unidades).

O benefício integra o programa de guarda responsável e nasceu com o pensamento de mudar a realidade e oferecer esperança para esses animais, incentivando a adoção que costuma ser menos comum. Muitos gatos e cachorros disponíveis para adoção são adultos ou idosos, portadores de doenças crônicas ou até mesmo com alguma deficiência, causada por acidente, descuido e até maus-tratos. Sem uma patinha ou com um pedaço da orelha faltando, eles estão entre os cem animais domésticos a espera de um lar na Cosap.

Por não preencherem os requisitos que as pessoas geralmente procuram ao adotar, esses animais aguardam anos e anos para o grande dia. A única obrigatoriedade do programa é que o munícipe resida em São Paulo e que a adoção seja realizada no Centro Municipal de Adoção.

Como usar o Cartão Idoso nos hospitais veterinários
A pessoa que adotar um animalzinho idoso ou com doença crônica no Centro Municipal de Adoção receberá um cartão com os dados do animal – nome, espécie, RGA (Registro Geral do Animal) e microchip, fornecido pela Cosap.

Sem a necessidade de pegar uma senha e passar pela triagem, basta que o dono do animal entre em contato com um dos hospitais para fazer o agendamento. Com o cartão, o bichinho poderá ser atendido ao longo da vida, com prioridade, nos três hospitais veterinários públicos de São Paulo.

Terceiro Hospital Veterinário Público

Em agosto, a capital ganhou o terceiro Hospital Veterinário Público, localizado na Rua Agostino Togneri, 153 – Santo Amaro. Os outros dois hospitais ficam nas zonas Leste e Norte da cidade.

Todos os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação aos animais. No total, são nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

O atendimento nos hospitais veterinários municipais é ofertado exclusivamente aos tutores de animais moradores da cidade de São Paulo e, prioritariamente aos assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente. Por conta da demanda, os atendimentos são realizados conforme a disponibilidade de vaga.

Os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer com comprovante de residência no município em seu nome, além de RG e CPF.

Hospital Veterinário – Unidade Zona Sul (Santo Amaro)
Rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba, próximo à Estação Jurubatuba da CPTM

Hospital Veterinário – Unidade Zona Leste (Tatuapé)
Avenida Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, próximo ao metrô Tatuapé

Hospital Veterinário – Unidade Zona Norte (Tucuruvi)
Avenida General Ataliba Leonel, 3.194, próximo à Estação Parada Inglesa do Metrô

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.