Agosto mês do psicólogo

0
65

Este é mês do Psicólogo, precisamos melhor entender o papel do profissional em atendimento terapêutico. Nas sessões, é comum a interpretação do leigo ou de alguém, em primeiro atendimento, acreditando que psicoterapeuta ira determinar  o quê este deverá ou não fazer.

Uma distorção, pois o foco do psicólogo é de ajudar  o paciente a enxergar as outras possibilidades, isento de julgamentos, abrir reflexões, questões internas para um objetivo de vida saudável, com sensibilidade de estar na realidade sem “véus”. Munido de ferramentas para melhor enfrentar os desafios diários, fazendo-o pensar e tomar por si próprio as melhores decisões.

Finalizo essa reflexão com A citação de Winnicott, “psicoterapia não é fazer interpretações argutas e apropriadas; em geral, trata-se de devolver ao paciente, a longo prazo, aquilo que o paciente traz (…), essa é a forma pela qual me apraz pensar em meu trabalho, tendo em mente que, se eu o fizer suficientemente bem, o paciente descobrirá seu próprio si-mesmo e será capaz de existir e sentir-se real.”

Faça terapia, se auto conheça. 

Viva a psicologia!

Psicóloga 

Kelly Cristina de Carvalho

CRP 06/68001 SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.