Prefeito apresenta primeiro ônibus elétrico superarticulado da capital

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Paulo

0
5

Modelo começa a circular em outubro e reforça compromisso com transporte sustentável

O prefeito Ricardo Nunes apresentou nesta sexta-feira (25) o primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico que será incorporado ao sistema municipal de transporte público da capital. A novidade foi anunciada durante visita à fábrica da Caio Induscar, em Botucatu (SP), onde também foi discutido o uso de tecnologia com biometano, combustível renovável produzido a partir de resíduos orgânicos.

O novo ônibus, do modelo Caio Millennium eBRT com chassi BYD, faz parte de um lote de 60 veículos que devem chegar à cidade até o fim do ano. Medindo entre 21 e 23 metros, o modelo tem dois eixos traseiros, sendo um direcional, que facilitam as manobras, além de oferecer melhorias em acessibilidade e segurança.

Durante o evento, o prefeito destacou os impactos positivos do transporte não poluente: “Quando retiramos um ônibus a diesel de circulação, são 35 mil litros de diesel a menos por ano na cidade”, disse. Atualmente, a capital já conta com 841 ônibus elétricos nos modelos básico e padron, a maior frota do tipo no país, segundo a plataforma E-Bus Radar.

A visita à fábrica também incluiu uma apresentação sobre a produção de ônibus movidos a biometano. O prefeito reforçou que São Paulo busca se tornar referência internacional em mobilidade sustentável. Nesta semana, já havia sido publicado um edital de chamamento público para fornecimento de biometano às empresas operadoras da cidade.

Ainda na agenda ambiental, a Prefeitura prevê para os próximos meses a implantação do primeiro Corredor Verde da cidade, na Avenida Nove de Julho. O projeto vai modernizar 12 estações de embarque e desembarque com soluções sustentáveis como geração de energia limpa, brises vegetados, sensores climáticos, câmeras integradas ao programa Smart Sampa e painéis digitais com informações em tempo real. A área central da avenida também receberá paisagismo e o plantio de mudas em 4.300 m² de canteiros revitalizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.