A Escola Estadual Salvador Moya ofereceu à comunidade escolar, no dia 23 de junho, uma variedade de disciplinas eletivas como parte de sua proposta pedagógica. As chamadas eletivas acontecem a cada semestre e permitem que os alunos escolham temas de interesse, como educação financeira e empreendedorismo, programação, arte e esportes, reforçando o protagonismo juvenil, autonomia na aprendizagem e a preparação para os desafios da vida profissional e acadêmica. A iniciativa é parte do currículo proposto pelo Novo Ensino Médio e do Programa de Ensino Integral (PEI), que visa tornar a escola mais atrativa, participativa e conectada aos interesses e necessidades dos alunos.
Uma grade diversa e pensada para os interesses dos alunos
Fizeram parte da grade de disciplinas eletivas A Dança Através dos Tempos; Ciência Empreendedora: da Fórmula ao Mercado; Historicamente Conectados; A Evolução do Futebol ao Longo dos Tempos; Educação Socioambiental; Profissão Professor: Diário de um Professor; Jogos e Desafios; Primeiros Socorros; Moya Musical; Jornalismo Esportivo; Por Dentro da Bolsa: Seja um Pequeno Investidor de um Grande Negócio; A Copa do Mundo Através das Lentes da História; Música e Show: 40 Anos do Axé e Percussão; Evolução da Aviação. Todas elas com uma abordagem inovadora, caráter interdisciplinar e impacto direto no engajamento dos alunos. “As eletivas são formadas a partir dos interesses do aluno, então duplas de professores de diferentes áreas montam suas propostas e os alunos escolhem qual delas desejam desenvolver ao longo do semestre”, destaca a professora Kátia.

Na eletiva Historicamente Conectados, orientada pelos professores Diego e Marcelo, os alunos exploraram o papel das figuras históricas e suas conexões com as mídias digitais. Como parte da atividade, produziram um vídeo com entrevista ao vice-diretor Pedro Pachinski, debatendo o que torna uma pessoa historicamente relevante e o papel de figuras que influenciam a sociedade. Em seguida, imaginaram como personalidades como Marie Curie e 2Pac se comportariam nas redes sociais, através de imagens geradas por inteligência artificial. Ao final da apresentação os alunos apresentaram um quiz interativo temático que testou o conhecimento do público. “Tanto o roteiro e edição do vídeo, a apresentação e a produção do quiz, foi tudo feito pelos alunos. Nós os orientamos em algumas situações. Mas é importante destacar que tudo foi produzido pelos alunos”, explica o professor Diego. A proposta integrou pesquisa histórica, pensamento crítico e linguagem digital.

A eletiva A Evolução do Futebol ao Longo dos Anos no Brasil, os alunos e as professoras Erika e Elisângela, exploraram a trajetória do futebol no Brasil desde sua chegada ao país até os tempos atuais. Por meio de apresentações abordaram momentos e personalidades marcantes como Pelé, Marta e Neymar, contextualizando fatos esportivos em marcos históricos, sociais e culturais. Os alunos também integraram um quiz interativo sobre história do futebol reforçando o aprendizado de maneira divertida. A disciplina evidenciou como o futebol, além de entretenimento pode ser uma poderosa ferramenta social e cultural.

Aliando ciência, sustentabilidade e empreendedorismo, Ciência Empreendedora: da Fórmula ao Mercado, proporcionou aos alunos uma experiência prática de produção e apresentação de produtos artesanais. Em sala de aula, com apoio das professoras Kátia e Gabrielle, os alunos desenvolveram itens de higiene como sais, amaciantes e aromatizadores de ambientes. “Precisávamos dos materiais para a produção da atividade e, eu e a professora Gabrielle, pesquisamos parcerias com empresas. O Projeto foi aprovado por várias delas”, conta a professora Kátia. O projeto culminou em uma feira interna, onde os produtos foram expostos ao público e disponibilizados para aquisição por Pix. Essa atividade incentivou e desenvolveu a autonomia, pensamento cientifico e habilidades empreendedoras.

Educação com propósito
Ao incentivar que os alunos escolham trilhas de conhecimento alinhadas aos seus interesses, a Escola Estadual Salvador Moya reafirma seu compromisso com uma educação integral e transformadora. Ao romper com modelos tradicionais, a escola valoriza o protagonismo juvenil como elemento central do processo de aprendizagem. Com práticas interdisciplinares, uso de tecnologias, vínculo com o território e abordagem de temas atuais, o ambiente escolar se torna mais significativo, engajador e conectado à vivência real dos estudantes.
