Dezenas de lideranças e representantes de organizações da sociedade civil da região participaram do Ato público pelo CEU Cidade Ademar e pela Educação, realizado dia 14 de maio na praça da Vila Joaniza.
Promovido pelo Movimento pelo CEU Cidade Ademar – coletivo que reúne inúmeras entidades e lideranças locais –, o evento reforçou a demanda popular pela construção do equipamento público multidisciplinar, que inclui espaços de educação, cultura, esporte e lazer.
Durante a atividade, os participantes do ato distribuíram uma carta aberta à população, que resume a história de luta pelo CEU Cidade Ademar e explica porque a sua instalação é tão importante para o distrito.
“De acordo com o Censo de 2010, a região concentra 266 mil moradores e é um dos poucos distritos da periferia de São Paulo que ainda não dispõe de um CEU”, informa o documento, que acrescenta: “a região não tem espaço público de cultura, teatro ou biblioteca, restando aos jovens e demais moradores, como opção de lazer, os bares e bailes funk”.
Na avaliação dos autores da carta aberta, “o CEU Cidade Ademar ajudaria a mudar essa realidade”.
Obra está no Plano de Metas da Prefeitura
Após anos de reivindicação, o CEU para os moradores do distrito finalmente foi incluído no Programa Metas da Prefeitura de São Paulo 2021/2024 (meta 25) e a previsão é que seja implantado na área da Vila Joaniza.
“Falta pouco para conseguirmos que o equipamento seja construído e instalado, e queremos sua ajuda para sensibilizar a atual gestão municipal para a urgência do CEU, que beneficiará toda a região”, afirma o documento distribuído no ato.
Por Airton Goes, integrante do Movimento pelo CEU Cidade Ademar