Você sabia que com o programa cata-bagulho você pode descartar diversos inservíveis? O serviço inicia-se a partir das 7h, e tem como objetivo o transporte e destinação de grandes objetos como: a coleta retirada de galhos, restos de móveis, colchões, entulhos devidamente ensacados em até 15 (quinze) sacos de 50 (cinquenta) litros e outros grandes objetos, ou todo tipo de material inservível ao munícipe e seu transporte para local de destinação final ambientalmente adequado e devidamente licenciado.
Os materiais inservíveis devem ser colocados na frente da residência antes das 7h do dia da ação. Não é permitido deixar o material na rua na noite anterior. A lista do ano de 2021 já foi atualizada, acesse https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/jabaquara/catabagulho/index.php?p=92962 O link é referente ao distrito do Jabaquara No link abaixo saiba de toda São Paulo https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/noticias/index.php?p=250455
Ecoponto
Se perdeu a data ou tem algo a ser descartado. Procure um Ecoponto próximo de sua residência. Com objetivo de evitar o descarte irregular de lixo em locais públicos a capital disponibiliza gratuitamente o serviço de Ecoponto. O descarte irregular de resíduos em área pública é crime ambiental e o infrator pode ser penalizado com pagamento de multa de até R$15 mil, em caso de flagrante, de acordo com a Lei 13.478/02.
O que pode descartar nos Ecopontos
Os munícipes podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³ equivale a uma caixa d’água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis.
Pense bem antes de jogar
Jogar lixo ou entulho em locais públicos traz graves riscos para a população e as consequências são desastres ambientais como enchentes, alagamentos, poluição dos rios, emissão de gases tóxicos, acidentes e outros impactos negativos que trazem malefícios ao ser humano, como a proliferação de animais peçonhentos e doenças infectocontagiosas. Zelar pelo espaço público é o dever de todo cidadão, por isso, é de extrema importância a população fazer o descarte correto de lixo e entulho nos Ecopontos, que são locais adequados para receber esses resíduos sem causar nenhum dano ao meio ambiente.