Delegados alertam sobre aumento de golpes durante a pandemia

0
93

Segundo o delegado Pedro Carlos Rodrigues, presidente da ASDEP, o crescimento dos estelionatos em meio a pandemia se deu em função da facilidade de alterar suas identidades. Setembro foi o mês de alta no número de golpes virtuais aplicados. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), desde março é registrado um aumento no número de estelionatos. Em setembro a cada dia em média 163 pessoas eram enganadas e foi revelado um aumento de 143% nos golpes em comparação ao ano anterior.

“Durante esses últimos meses foram denunciados inúmeros casos de golpistas que se passavam por diversos profissionais, inclusive por delegados, e usavam da credibilidade do cargo para tentar enganar os cidadãos. É muito fácil abrir uma rede social ou cadastrar um número de Whatsapp, adicionar uma foto conhecida e se passar por uma autoridade. É preciso sempre estar atento e desconfiar quando falamos com desconhecidos”, afirmou o presidente da ASDEP.

Em março foi registrado um pico de 6.758 golpes, número 236% maior que no ano anterior. “Os golpes mais comuns durante esse período pandêmico foram clonagens de Whatsapp, golpes de cartão de crédito pela divulgação de dados e falsas vendas pela internet. É fundamental orientarmos, principalmente os idosos, a nunca divulgaram informações pessoais por meios de comunicação que não sejam oficiais. Caso seja verificado o golpe, denuncie”, orientou o delegado Pedro Carlos Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.