13º Torneio de Inverno de Futsal e X Concurso Cultural

0
18

O 13° Torneio de Inverno de Futsal Meninos e Meninas e o X Concurso Cultural, vem acontecendo nas unidades participantes com a live de encerramento no dia 27/08. Este ano por conta da pandemia da Covid19 o Festival Interno de Futebol será de Botão – Futarte 2021, o que não tirou o entusiasmo dos jovens participantes. Já o X Concurso Cultural tem o tema “A esperança mora em cada um de nós”.

 O Torneio de Inverno de Futsal é um projeto que se iniciou em 2009, destinado às crianças e adolescentes dos bairros Cidade Ademar e Pedreira que participam dos SCFVs – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) e Centro de Convivência Intergeracional (CCI), uma parceria pública entre as OSCs – Organização da Sociedade Civil e a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e desenvolvimento Social de São Paulo. O objetivo é incentivar a prática do esporte e melhorar a autoestima dos conviventes.

Segundo João Paes, gerente do CJ Castelinho Dom Bosco e um dos idealizadores do projeto, “as crianças e os jovens do torneio se sentem muito orgulhosos e realizados. Isso melhora o companheirismo, o cuidado com a saúde, a compreensão das normas de convivência dos serviços e o estímulo para tirar documentos, pois para jogar é necessário possuir RG ou certidão de nascimento”, disse. 

Já o Concurso Cultural foi lançado em 2012 com a intenção de conectar esporte e cultura e, fortalecer os vínculos familiares e comunitários no território da SAS Cidade Ademar. “As famílias dos matriculados nos SCFVs e a comunidade escolhem o tema do concurso, por meio de votação online. Membros das famílias dos matriculados também participam diretamente do concurso inscrevendo suas poesias. Com isso buscamos envolver todos os moradores da mesma casa: a criança, o jovem e o adulto. O concurso promove o diálogo na família, uma vez que, sob à luz do mesmo tema, os membros da família conversam e se ajudam para criar seus desenhos, redações e poesias.”, afirmou João.

Foto de 2019 Juma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.