O dia 2 de abril marca a conscientização do autismo, um transtorno do desenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa percebe e interage com o mundo ao seu redor. Em alusão à data, até o dia 3, o Zoo São Paulo promove uma série de atividades tanto para a treinamento de seus colaboradores – a fim de tornar o ambiente mais inclusivo e acolhedor, como para estudantes atendidos pelo serviço Ligado da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) programa dedicado ao transporte de crianças com deficiência e mobilidade reduzida.
Natural de Balneário Camburiú, em Santa Catarina, aos 20 anos, Thor Guenther atua há mais de um ano no parque Aventura Jurássica localizado na mesma cidade – empreendimento do mesmo grupo que gere o Zoo São Paulo. O jovem, que já escreveu e ilustrou cinco livros, se tornou um guia popular graças ao seu hiperfoco em dinossauros.
Agora Thor e sua mãe, Claudia Guenther, desembarcam em São Paulo para compartilhar suas experiências com as equipes do Zoo e promoverem uma visita guiada no parque.
Durante esse dia as equipes que recebem os visitantes serão capacitadas sobre o tema. Claudia estará como uma das palestrantes com o tema: “por que falar sobre autismo?” que abordará os desafios e oportunidades de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho. “o Thor me ensinou que o autismo não é uma limitação, mas uma forma única de ver o mundo. O fato dele ter hiperfoco em dinossauros o faz destacar-se em temas específicos, como este, e isso o ajuda a se aprofundar em algo que ele ama. Meu objetivo é mostrar aos colaboradores que os autistas podem trabalhar, mesmo com as suas particularidades”, explica. O encontro abordará ainda temas como inclusão, acolhimento, rotina, entre outros.
Já Thor ficará responsável por guiar estudantes com TEA, atendidos pelo serviço Ligado, no Zoo São Paulo, especialmente no Mundo Dino – atração do Zoo que conta réplicas gigantes de dinossauros, além de um museu com cerca de 60 fósseis originais. Com um conhecimento impressionante sobre as criaturas pré-históricas, Thor oferece aos visitantes uma experiência rica e detalhada sobre o tema.
“Eu adoro falar sobre dinossauros e ensinar para as pessoas tudo o que eu sei. Às vezes, as pessoas ficam impressionadas com o quanto eu sei, e isso me deixa muito feliz. Eu sou muito grato pelo apoio da minha mãe e dos outros colaboradores do parque”, conta Thor.
As ações buscam reforçar o compromisso do Zoo São Paulo com a inclusão, a diversidade e o respeito. O autismo é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, e a instituição busca criar um ambiente mais acolhedor, empático e acessível a todos.
Serviço:
Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h
Site: ingressos.zoologico.com.br
Central de vendas/WhatsApp (das 9h às 18h20): 11 4934 6804
Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda