Dia 25 de janeiro, quarta-feira, é aniversário da capital do Estado de São Paulo, data em que a metrópole completa 469 anos de história.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, estão programados diversos shows, peças de teatros, entre outras atividades culturais, que ocuparão os espaços públicos da cidade.
E para iniciar os trabalhos das comemorações, nos dias 21 e 22 de Janeiro, na Área de Lazer Água Espraiada , terá programação especial de Tributo ao Sabotage.
No sábado (21), shows de Negra Li, Don L, Major RD, Rappin’ Hood e DBS Gordão Chefe. No domingo (22), se apresentam Tássia Reis, MC Hariel, Hyperanhas, MC IG, Dalsin e Veigh. O evento acontece à partir das 12h, até às 22h.
Área de Lazer Água Espraiada – Av. Túlio Teodoro de Campos, 51
No dia 25, a programação ocupa a Praça Comunitária Lígia Maria Salgado Nóbrega – na Cidade Ademar, terá graffitis de Crica Monteiro (Graffiti) e Panther (Graffiti), e também apresentação de Breaking com Detroit Breaks Racha com IDM, DJ Simmone Lasdenas, DJ LLOBATO MC convida JOTAB NSN, Karol de Souza, Amanda NegraSim, Mv Bill + KMila CDD.
História da cidade de São Paulo
A fundação da cidade de São Paulo aconteceu no local conhecido como Pátio do Colégio, no dia 25 de janeiro de 1554. A edificação foi construída pela missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações indígenas que viviam na região.
A cidade foi, aos poucos, ganhando centralidade econômica e política na região e tornou-se capital da província em 1815. A intensificação dos fluxos de migrantes e do desenvolvimento econômico de São Paulo aconteceu, principalmente, durante o ciclo do café. O avanço da industrialização, juntamente do fenômeno da urbanização, foi consolidando o papel da cidade na economia regional e nacional, chegando, atualmente, à classificação de cidade global.
Demografia da cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo possui 12.325.232 habitantes, constituindo a cidade mais povoada do Brasil. Considerando-se os dados do último censo, a densidade demográfica do município é de 7.398,26 hab/km², o que o coloca em primeiro lugar entre os mais povoados. A taxa de crescimento populacional tem diminuído com o passar dos anos, e na última década (2010-2019) registrou um valor de 0,55%.
Atualmente a população de São Paulo concentra-se na faixa dos 20 aos 49 anos e vem passando por um processo gradual de envelhecimento. As porções centrais do município concentram maior número de idosos. A expectativa de vida média na cidade é de 70,1 anos. No entanto, o valor varia de distrito para distrito. Nas áreas de periferia, a expectativa de vida ao nascer é menor do que em bairros centrais ou bairros nobres, diferença que pode ser de até 23 anos.
A capital paulista recebe anualmente muitos migrantes de outros estados do Brasil e do mundo. Os principais fluxos internacionais são oriundos de Portugal, Bolívia, Japão, China e Itália. O município recebe também pessoas vindas da Venezuela, do Haiti e de países da África, como Angola, Nigéria e Senegal.