“No aniversário de 42 anos do Restaurante Fiorino, gostaríamos de estender nossos sinceros agradecimentos a todos os nossos clientes, equipe dedicada e parceiros incríveis que nos acompanham ao longo desta jornada de sucesso. Cada refeição servida, cada sorriso compartilhado e cada momento memorável foi possível graças a vocês. Estamos verdadeiramente gratos por fazerem parte da nossa história e esperamos celebrar muitos mais anos juntos, oferecendo momentos com comidas tradicionais excepcionais a todos que nos honram com sua presença. Obrigado por tornarem o Restaurante Fiorino um lugar tão especial!”, agradece o sócio e fundador João Carlos.
A história do Fiorino lembra muito com a do distrito do Jabaquara que neste ano celebrou 60 anos de Emancipação e Crescimento. Muitas mudanças, mas, mantendo moradores, empresários e comerciantes que juntos cresceram fizeram do distrito um local querido por todos os Jabaquarenses e seus transeuntes.
História do Fiorino
Recém chegado da Itália em 1.981 e trabalhando em Campinas na tradicional Trattoria Tevere o Sr. Davi Pedro padrinho do senhor João Calos telefonou e lhe disse “Surgiu um ponto aqui em São Paulo, perto da estação do metrô Conceição. Você gostaria de ficar com o ele para montar alguma coisa?” Nem pensei duas vezes e respondi que sim e perguntei o que fazer para fechar o negócio. Para minha surpresa, ele respondeu: “Não precisa de mais nada, eu tinha certeza que você iria topar e já fechei o negócio antes mesmo de te consultar”. E ali nascia um empreendimento que até hoje faz parte da região.
Orientado pelo padrinho, foram em busca de um escritório de contabilidade conversar, em busca de apoio. Era o Sr. Alberto dos Santos que mantinha relacionamento com Sérgio Della Crocci, presidente do Grupo Sérgio. Sem se preocupar com sua pouca idade (25 anos), mas confiante na sua grande bagagem como cozinheiro, profissão que manteve durante os 7 anos que morou na Itália, enquanto cursava a Faculdade de Engenharia em Bolonha, trabalhou com um dos maiores chefes de cozinha da Emília Romanha, Gianni Alberghini, e ao lado dele conseguiu assimilar grande parte de seus conhecimentos culinarios. Com pouquíssimo capital, mas com uma grande vontade de trabalhar, vencer e colocar em prática boa parte do que tinha aprendido na Itália. Assim em 7 de Abril de 1982 às 14h o Grupo Sérgio Conceição era inaugurado, fazendo pastéis e vendendo galeto e pizzas.
Evoluindo depois para Rodízio de Carne e Self-service. “Em apenas um ano de atendimento ao público, era a casa do Grupo Sérgio que mais faturava por metro quadrado de toda a rede e nosso faturamento era superior a casas de tamanho médio e localizadas em pontos nobres”.
O Grupo Sérgio Conceição agora era Fiorino que nasceu na Av. Eng. Armando Arruda Pereira, depois de 7 anos se expandiu para a Pça. Barão de Japurá, onde ganhou um salão novo, estacionamento, playground, mini zôo e novos sanitários.
Alguns anos depois a sociedade foi se modificando, vindo a somar um novo sócio Amaro Henrique com grande aptidão nas pizzas montaram o “Rodizio de Pizzas e Massas” e de 2017 para cá mais uma soma na sociedade Davi-Melina na culinária japonesa e lanches.
Estamos aqui atendendo uma enorme clientela que vem de todos os cantos de São Paulo e até do interior para conferir nosso padrão de qualidade. Nossos funcionários em sua grande maioria, tem acompanhado a casa desde o inicio. Nossas receitas e temperos caseiros se mantêm inalterados e longe de modismos, a exemplo do galeto que tem o mesmo sabor do primeiro assado em 1982.
Aqui estabelecidos há 40 anos com uma equipe de 3 sócios, 5 gerentes e 43 funcionários: Zé Rosa, C.A., Paiva, Mineiro, Maguila, Cabecinha, Sousa, Picólino, Josué, Valdeme, Iran, Jodivan, Juscelino, Evandro, Luiz, Toninho, Bahia, muitos deles aqui a mais de 35 anos isso prova a gratidão a Deus pelas conquistas e a benção que nos tem concedido.
Texto e foto: Reprodução