23.4 C
São Paulo
segunda-feira, 2 fevereiro 2026
Início Cidades Quase 70 mil eleitores vão às urnas para escolher representantes do Conselho...

Quase 70 mil eleitores vão às urnas para escolher representantes do Conselho Municipal de Habitação

0
2

Órgão é responsável por fiscalizar, propor e acompanhar políticas habitacionais na cidade; eleição aconteceu neste domingo (20) em todas as regiões da capital

Mais de 67 mil pessoas compareceram às subprefeituras e unidades do Descomplica SP neste domingo (20) para eleger os novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Habitação (CMH), que atuarão no período de 2025 a 2027. Coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), o pleito é um dos principais instrumentos de participação popular nas decisões sobre moradia em São Paulo.

Ao todo, foram registrados 67.320 votos. A chapa vencedora foi a 202, com 46.570 votos (69%). A chapa 303 obteve 7.815 (17%) e a 404, 3.800 (8%). As demais chapas não somaram 6% dos votos. O resultado será publicado no Diário Oficial, e os novos conselheiros serão empossados posteriormente.

“Estou muito feliz porque as pessoas participaram bastante neste domingo. Elas foram votar, e isso demonstra que o nosso governo é participativo, que a nossa política pública está sendo considerada boa e que as pessoas estão confiando e participando”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, destacando a grande movimentação nas subprefeituras e unidades do Descomplica SP.

Para o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, o grande comparecimento demonstrou o envolvimento da sociedade com as questões da cidade. “Hoje a população entendeu a importância da eleição do CMH, e os eleitores compareceram. Essa eleição foi muito especial, não só para a Secretaria Municipal de Habitação, mas também para a cidade de São Paulo”, afirmou.

A nova gestão do Conselho terá papel estratégico nos próximos anos, especialmente na avaliação e no aprimoramento de programas habitacionais, na definição de prioridades para aplicação de recursos e na implementação das diretrizes do Plano Diretor voltadas à habitação de interesse social.

O CMH é um órgão deliberativo e consultivo, previsto na Lei Municipal nº 13.425/2002. Reúne representantes do poder público, movimentos populares e da sociedade civil, com atribuições como estabelecer diretrizes da política habitacional, acompanhar o uso de recursos financeiros destinados à moradia popular e fiscalizar ações e programas habitacionais da Prefeitura.

As chapas foram organizadas conforme os segmentos previstos em edital, abrangendo movimentos de moradia, associações de bairro, ONGs, cooperativas e entidades religiosas com atuação comprovada na área habitacional.

A Subprefeitura Jabaquara atendeu 2.775 eleitores e foi destaque em número de eleitores entre as 32 subprefeituras. A chapa 202 teve 2.195 votos.

O Jabaquara tinha na chapa 202 a candidata Sheila Mendes do Nascimento, que há 9 anos faz parte do Conselho Gestor de favelas da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada e a única representante da chapa vencedora. Para ela, a vitória é do Jabaquara: “Essa vitória é do Jabaquara. A única coisa que eu fiz foi sair conselheira representando nosso bairro. Acho importante ser divulgado: são 9 anos de existência desta cadeira e nunca fizemos parte. O bairro se uniu, todas as lideranças de forma inteligente quiseram buscar esse resultado, então vale enaltecer a todos pelo protagonismo, inclusive a subprefeitura, por chegar a esse nível de trabalho com tamanha perfeição numa eleição onde não se é obrigatório. Foi feito um excelente trabalho”.

São 30 representantes na chapa 202, e 16 serão empossados em data ainda não confirmada. “A política habitacional é a nível nacional, essa é a importante vitória para o distrito, a oportunidade de trazer essa política para o Jabaquara”, definiu Sheila Mendes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.