Programa Avança Saúde – Ambiental acontece com plantio de mudas e ações educativas nas UBSs da capital

0
1

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), deu início no  dia 23 de abril, o programa Avança Saúde – Ambiental com o plantio de mudas de árvores em diferentes regiões da cidade, além de atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs). Nesta primeira etapa, serão 100 plantios de mudas. A proposta vai permanecer durante todas as edições do Programa Avança, organizado pela SMS.

Dentre as iniciativas, acontece distribuição de hipoclorito, com orientações sobre o uso consciente da água. Nas unidades, os munícipes também participam de painéis interativos e mesas expositivas, com temas como ilhas de calor, teatro infantil sobre hidratação e proteção solar, descarte correto de resíduos, uso de plástico descartável e os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O cronograma inicial foi elaborado com base nas indicações técnicas dos profissionais do Pavs e integra o planejamento da SVMA. A definição dos locais levou em consideração aspectos territoriais, sociais e ambientais, priorizando regiões que se beneficiam de ações de reflorestamento urbano e fortalecimento da saúde ambiental. As atividades são organizadas com base nos seis eixos de trabalho do programa, sendo eles: Horta e alimentação saudável: incentivo ao consumo de alimentos in natura; Água, ar e solo: envolve a prevenção de doenças de veiculação hídrica e arboviroses, e outros temas; Agenda ambiental na administração pública (A3P): visando o uso racional água, energia, papel, destinação correta de resíduos e valorização do servidor; Biodiversidade e arborização: proteção de áreas verdes e incentivo à guarda responsável de animais, em parceria com a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) para castração e vacinação de animais, além de plantio e distribuição de mudas que são alguns dos pontos incluso nesse eixo; Gerenciamento de resíduos: apoio na destinação ambientalmente correta dos resíduos; Revitalização de espaços públicos: parceria com Selimp na indicação de pontos viciados de descarte irregular de resíduos para revitalização e sensibilização com a população local, orientações referentes aos Ecopontos.

Com apoio do Projeto Resclima, as equipes também passaram por formações técnicas e visitas a locais estratégicos, fortalecendo o compromisso institucional com a gestão de resíduos e o enfrentamento à crise climática.

No Jabaquara a Emei Cruz e Souza, receberá quatro plantios de mudas no dia 29 de abril, às 09h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.