Em mais uma ação de reforço à segurança, aliando inovação e combate ao aquecimento global, a Prefeitura incrementou a frota de veículos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com 50 viaturas elétricas, modelo JAC E-JS4, na manhã desta quarta-feira (8), na Praça da Sé, consolidando São Paulo como referência em sustentabilidade e modernização na segurança urbana.
Ao entregar a nova frota inovadora, o prefeito Ricardo Nunes reforçou o comprometimento da gestão com a segurança e com as questões do meio ambiente. “Hoje, 74% da emissão do dióxido de carbono que vai para atmosfera na cidade de São Paulo são provenientes dos 7 milhões de carros, de 1,3 milhão de motos, e a gente está fazendo um trabalho muito forte para ampliar as áreas verdes, ampliar as áreas de cobertura vegetal, melhorar a qualidade do ar, substituir os ônibus, caminhões da coleta de lixo para gás biometano e, agora, entregando 50 viaturas elétricas para GCM”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
“São dois ganhos para cidade: o da segurança com novos equipamentos e um avanço coletivo que é o do meio ambiente. O ar que respiramos e a água que bebemos são universais e precisam ser para todos”, disse o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando.
Os veículos serão alocados no Centro e na Vila Mariana. A iniciativa integra o novo Modelo de Policiamento Específico, com patrulhamento itinerante em pontos estratégicos como o Triângulo SP, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e outros marcos históricos da cidade. A estratégia tem o objetivo de ampliar a sensação de segurança e coibir delitos em praças, terminais de ônibus, bolsões de transporte público e calçadões.
As 50 novas viaturas foram viabilizadas por meio de contrato de locação válido por cinco anos e representam um investimento de R$ 944.750,00 mensais. Além de reduzir a emissão de gases poluentes, os veículos elétricos proporcionam maior economia no consumo energético e operam de forma mais silenciosa, otimizando as atividades da GCM.
Morando ressaltou a importância dessa inovação. “É mais um importante investimento para o combate à criminalidade e que vai qualificar o monitoramento. Uma tecnologia moderna e não poluente a serviço da população, e que também contribui de forma significativa com o trabalho dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana”, observou.
Para o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, a ação mostra a preocupação do prefeito Ricardo Nunes com o tema. “As nossas cidades precisam ser adaptadas. O grande vilão é o carbono, são os milhões de veículos que expelem gases venenosos causadores do efeito estufa”, disse.
Além disso, os veículos vão complementar o trabalho dos GCMs. “Entrei nas viaturas e elas estão equipadas com muita tecnologia e, inclusive, câmeras com 360 graus. O guarda vai trabalhar sabendo o que tem do lado esquerdo, do lado direito, na frente e atrás”, apontou o vice-prefeito, Mello Araújo, apontando que a Prefeitura de São Paulo tem a tecnologia como uma das aliadas nas ações de segurança.
Reforço histórico para a frota
A entrega das viaturas elétricas marca mais um avanço no compromisso da gestão municipal com a segurança urbana. Em 2016, o efetivo da GCM contava com 146 viaturas. Em 2023, 230 novos veículos foram entregues e em 2024; 330. Hoje com a entrega de mais 50 veículos, a GCM conta com 610 novas viaturas equipadas com as melhores tecnologias que irão facilitar suas condições de patrulhamento 24h e consequentemente garantir uma resposta mais eficaz na segurança da população.
“Mais do que uma entrega, a Prefeitura de São Paulo dá um exemplo no dia de hoje começando a transformação da frota da GCM para veículos eletrificados, deixando claro que a cidade de São Paulo está e avança nas mudanças climáticas colaborando com a descarbonização desta metrópole importante”, apontou Morando.
Outras cinco novas viaturas descaracterizadas complementam o lote, sendo destinadas à SMSU, ao Comando Geral e ao Smart Sampa.
Reforço na região central
Em um ano, entre 2023 e 2024, foram contratados 2.000 novos Guardas-civis municipais. Hoje, a região central conta com 2.100 agentes da GCM em rondas 24h com apoio de 195 viaturas e 158 motos. Com a entrega das viaturas elétricas, o efetivo contará com um total de 245 veículos.
Mensalmente, cerca de 260 GCMS realizam a Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), que permite aos agentes atuarem nos dias de folga em jornadas extras de trabalho e receberem uma bonificação. Essas atividades são patrulhamentos feitos em pontos estratégicos da região central para reforçar a segurança.
Programa Smart Sampa
O maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes de São Paulo, o Programa Smart Sampa tem o objetivo de fornecer uma resposta rápida e eficiente para a segurança da população. O programa conta com 20 mil câmeras espalhadas por toda a cidade, além de utilizar tecnologias como algoritmos de reconhecimento facial, monitoramento de veículos furtados e alertas de intrusão.
Desde sua implementação, o Smart Sampa já ajudou na prisão de mais de 1.556 criminosos em flagrante e na localização de mais de 361 foragidos da justiça, além de ajudar a encontrar 30 pessoas desaparecidas.
foto: Leon Rodrigues/SECOM