A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida a população a sugerir melhorias para a Alameda dos Guaiós, no trecho entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba, distrito da Saúde. No local está instalado o Santuário São Judas Tadeu, que recebe, anualmente, a visita de quase 2 milhões de pessoas.
As contribuições deverão ser feitas on-line, acessando a plataforma Participe+. No site está disponível um questionário. Perguntas sobre a qualidade das calçadas, acessibilidade para pessoas com a mobilidade reduzida e até mesmo sobre a segurança urbana, são feitas para os munícipes para facilitar que a Prefeitura crie estratégias de resolução. O período para participar é teve início no dia 26 de outubro e vai até 14 de novembro.
O portal de participação também reúne um relatório elaborado pelo Município para subsidiar as contribuições do munícipe. O material caracteriza e contextualiza o trecho da Alameda dos Guaiós, identificando principais equipamentos e as atividades ali desenvolvidas; a dinâmica do trecho, especialmente com relação ao número de frequentadores em datas relevantes; a legislação e as regulamentações que incidem sobre o território e, por fim, os desafios e as potencialidades que podem ser exploradas.
Concluída a etapa deste processo participativo, a Prefeitura sistematizará todas as respostas recebidas e apresentará uma análise devolutiva sobre as contribuições para a população.
Alameda dos Guaiós
A Alameda dos Guaiós está localizada no bairro da Saúde, na Subprefeitura Vila Mariana. A via é paralela à Avenida Jabaquara, além de ser próxima à Avenida Dos Bandeirantes e à Avenida Affonso D’Escragnolle Taunay, que formam um importante eixo de conexão entre as zonas oeste e sul da cidade.
A via e o entorno possuem boa infraestrutura de mobilidade: há diversos pontos de ônibus, sobretudo na Avenida Jabaquara; malha cicloviária significativa e fácil conexão à estação de metrô São Judas, seja por bicicleta ou a pé. No entanto, desperta atenção asegurança viária, principalmente para crianças e idosos, com registro de acidentes e atropelamentos.
Objeto da consulta pública, o trecho da Alameda dos Guaiós entre as Avenidas Itacira e Piassanguabaconcentra espaços importantes, como o Santuário São Judas Tadeu, que recebe grande quantidade de visitantes (com relevante presença de idosos) durante todo o ano, e o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, que abriga equipamentos públicos para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como o SAICA São Judas Tadeu e o CCA Padre Gregório Westrupp.
Santuário São Judas Tadeu
A Paróquia São Judas Tadeu foi estabelecida em 25 de janeiro de 1940. Inicialmente, ela funcionava numa pequena casa na Avenida Felício Fagundes, que foi transformada em capela. Devido à grande demanda da comunidade, em janeiro de 1963 teve início a construção da nova igreja. Em 18 de novembro de 1997, foi publicado o decreto que tornou a Paróquia São Judas Tadeu um Santuário.
O equipamento atrai, aproximadamente, 1.890.000 visitantes por ano. Sábados, domingos e feriados são os dias de maior movimento. A data que reúne o maior número de visitantes é 28 de outubro – celebração do Dia de São Judas Tadeu – quando o Santuário recebe cerca de 270 mil visitantes.
O equipamento desempenha um papel ativo em ações sociais, como apoio a comunidades carentes, programas educacionais e projetos de assistência a crianças e adolescentes.