Fiscais verificaram em laboratório o peso de produtos destinados à Páscoa
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, realizou na terça-feira, 4 de abril, a operação Páscoa em produtos mais consumidos nessa época do ano, para checar a fidelidade das indicações de peso/volume de produtos, entre eles, ovos de chocolate, chocolates em geral (bombons, trufas e chocolates em formatos variados), e embalagens para venda de itens da Páscoa.
Os itens coletados em mercados e lojas especializadas – de pequeno, médio e grande porte foram verificados simultaneamente nos laboratórios do Ipem-SP na capital, Bauru, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto.
Dos 26 produtos analisados em laboratório, 3 (12%) foram autuados. Entre eles, ovos de chocolate ao leite, bombom recheado e ovinhos de chocolate.
“Todos os produtos embalados – itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, informar o peso/volume do item. O consumidor pode utilizar as balanças disponibilizadas pelo supermercado – geralmente na área de hortifrúti – para realizar a conferência. O valor deve sempre ser maior que o conteúdo nominal descrito na embalagem, uma vez que o peso da embalagem deve ser descontado”, explica o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Fique de olho
Além de identificar se a indicação de peso e volume está descrita de forma clara nas embalagens dos ovos de Páscoa, o consumidor deve estar ciente que a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.
Orientação para o consumo
O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse https://www.ipem.sp.gov.br/images/publicacoes/g_consumo/g_consumo.pdf Aproveite e conheça outras publicações do Ipem-SP
Foto: Divulgação Ipem-SP