O intuito é homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores.
E assim podemos definir o senhor Jorge Martins (70), o conhecido vendedor de livros da feira livre (Praça Comunitária Lígia Maria Salgado Nóbrega). Ele chegou no bairro da Cidade Ademar há 37 anos e desde essa época apaixonado por livros deu início a sua biblioteca de rua, como podemos chamar a forma dele trabalhar. “Eu comecei na frente do Bradesco e depois vim para a feira livre, mas me tiraram para reforma, mudei para a rua na frente num espaço alugado onde fiquei por seis anos, sai de lá porque teve uma enchente e perdi tudo”.
E novamente instalado na praça da feira livre, no último dia 17 de julho, uma ação que indica criminosa, colocaram fogo em todos seus produtos e mais uma vez ele perde tudo. Mas sua simplicidade, comunicação e a divulgação do ocorrido, ele em poucos dias recuperou sua biblioteca. “Minha mercadoria dorme na rua ninguém meche”. Senhor Jorge recebeu e vem recebendo diariamente doações e disse “veja quantas pessoas interessadas eu tenho livro que custa mais de cem reais, mas eu vendo a cinco reais, e se a pessoa ou uma criança desejar um livro e não tiver dinheiro eu doou, não quero dinheiro, quero livro”.
Filho de uma família de 11 irmãos, senhor Jorge conta que estudou até o ginasial (ensino fundamental) e que desde pequeno gosta de livro, “mesmo com pouco estudo eu dei até aula em Minas Gerais”, fala orgulhoso colocando o aprendizado nos livros.
Quando pensamos em “Pai Herói” pensamos naquele como senhor Jorge, uma pessoa persistente sem medo de recomeçar e carinhoso com todos do seu lado.
Ainda com disposição de trabalho ele faz um pedido a prefeitura “meu desejo é ter uma biblioteca aqui na praça com lugar para leitura, com apoio da prefeitura”.
11 de agosto Dia dos Pais
Embora essa data seja comemorada em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. No Brasil, por exemplo, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, ou seja, é uma data móvel.
Durante esse dia, acontecem diversos tipos de celebrações, apresentações, almoços familiares e troca de presentes por todo o país.