Bairro da região central passa a integrar a grade de atrações do programa Vai de Roteiro a partir de 16 de maio
Para marcar o Dia Nacional do Turismo, celebrado nesta segunda-feira (8), a Prefeitura anuncia o novo passeio guiado gratuito, que integrará o programa Vai de Roteiro a partir de 16 de maio: o bairro do Bom Retiro, localizado na região central, que tem como destaques a herança têxtil, sua vocação gastronômica e cultural. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho, com mais este ponto a cidade passa a contar com 16 opções de tour guiado.
“Nossa expectativa é que as pessoas possam se aprofundar ainda mais neste novo roteiro que explora a história de um dos bairros mais emblemáticos da nossa cidade”, conclui.
Sobre o Bom Retiro
Popularmente conhecido por suas lojas de atacado e varejo, o Bom Retiro tem também muita cultura e variedade pois tornou-se lar de imigrantes no decorrer de sua história. Hoje é possível encontrar por lá diversas ruas comerciais com lojas, mercados, docerias, centros culturais, museus e restaurantes de diversas nacionalidades, como grega e coreana, entre outras.
O passeio, realizado por um guia credenciado, tem como itinerário o Museu de Arte Sacra, a Capela de São Frei Galvão, o Presépio Napolitano, a Praça Coronel Fernando Prestes e o Jardim Oriental do Quartel da Polícia Militar de São Paulo, além da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a Rua Três Rios e a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Será promovido às terças e sábados, às 10h e às 14h, e tem duração prevista de duas horas.
Vai de Roteiro
O programa, que teve início em 2022, proporciona à população a possibilidade de conhecer vários locais da capital gratuitamente e com guia de turismo credenciado. Além do Bom Retiro, a grade de percursos do Vai de Roteiro conta com outros 15 pontos, que trazem inovação e diversidade de temas: Vila Madalena, Neoquímica Arena — Corinthians, Baixo Augusta, Bairro do Ipiranga e Triângulo Histórico. Avenida Paulista, Liberdade, Ibirapuera, museus da Imigração e do Ipiranga e Mercado Municipal Paulistano, assim como o Parque da Independência, os polos de ecoturismo da Cantareira e de Parelheiros e a visita guiada ao Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, também fazem parte da lista de atrações.
Os percursos seguem com a duração média de 1h30 a 2h, com pontos de encontro que variam do metrô até algum local do roteiro. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla ou até 30 minutos antes, caso haja vagas remanescentes.
As reservas podem ser feitas a partir desta sexta-feira (12), por meio da plataforma Sympla.
Foto: Divulgação