A tão aguardada reinauguração da Praça do Bombeiro, que aconteceria no último sábado (17), gerou frustração entre os moradores da região.
O evento foi previamente anunciado pelo Jornal Jabaquara em notícias, que publicou uma nota enviada pela assessoria de imprensa da Subprefeitura do Jabaquara. Na divulgação, destacava- se a entrega da obra como uma conquista para a comunidade e um novo espaço de lazer para os moradores da região. No entanto, o cenário em que a praça se encontra gerou indignação entre os frequentadores.
Nas redes sociais, moradores e usuários do local denunciaram uma série de problemas estruturais manifestadas logo após a divulgação no jornal Jabaquara em notícias sobre sua entrega. Em contato com a redação alegaram as principais queixas entre elas buracos em diversos lugares, pisos mal nivelados e a pista de skate considerada mal projetada.

Diante da insatisfação, Rogério Góes do grupo Jabaquara Breakers e moradores da região, se reuniram para apresentar formalmente as queixas aos membros do Conselho Participativo de Jabaquara (CPM-JA). O objetivo segundo Rogério “foi expor a situação em que a praça se encontrava considerando pronta para ser entregue e cobrar providências das autoridades das irregularidades que constam em toda sua extensão”.

A obra de revitalização da praça foi realizada pela empresa THI Engenharia e Arquitetura LTDA, contratada pela subprefeitura do Jabaquara. O valor do contrato firmado com a subprefeitura foi de R$ 969.931,46.
Enquanto isso, a população espera que o espaço, que deveria ser símbolo de lazer e convivência, receba as correções necessárias para, de fato, cumprir esse papel.
Em contato com a subprefeitura do Jabaquara que enviou à redação os esclarecimentos;
Resposta Técnica aos Apontamentos Relacionados à Praça e à Pista de Skate
A Prefeitura agradece a participação ativa da comunidade e esclarece, ponto a ponto, as questões levantadas em relação à praça recém-requalificada e à pista de skate:
1. A pista foi feita conforme projeto de empresa especializada, inclusive com anuência do grupo de skatistas que participaram na obra e todas as falhas detectadas foram resolvidas.
2. Iluminação Insuficiente
Já foi solicitada à concessionária responsável pela iluminação pública a complementação dos pontos de luz na praça. O acréscimo de iluminação está em fase de análise técnica para posterior execução, com objetivo de ampliar a segurança e o uso noturno do espaço.
3. Fiação Exposta
A fiação solta mencionada está sendo verificada em parceria com a empresa de iluminação. Se constatada irregularidade, as providências de correção e isolamento adequado serão tomadas com urgência.
4. Falta de jardinagem
Está completa o projeto de paisagismo
5. Sobras de Obra
Esclarecemos que, após vistoria da equipe técnica, não foram identificados resíduos de construção ou materiais abandonados na praça. Todo o entulho gerado durante a obra foi removido de acordo com as normas ambientais e de limpeza pública.
6. Drenagem da Praça e Falta de Bueiro
A praça foi projetada com sistema de drenagem eficiente. Até o momento, não existem registros técnicos nem relatos oficiais de alagamento da avenida adjacente, mesmo após chuvas recentes. A água está sendo corretamente absorvida e direcionada, mas o local continuará sendo monitorado.
7. Buracos na Praça
Após nova vistoria, não foram constatados buracos que comprometam o uso ou a segurança no local. O piso está em boas condições, conforme os padrões de acabamento adotados.
8. Brinquedos com Risco de Choque Elétrico
Os brinquedos instalados são de material plástico, que é isolante elétrico por natureza. Portanto, não há risco de condução de corrente elétrica por esses equipamentos. Ainda assim, por zelo e responsabilidade, será feita uma verificação elétrica completa no entorno dos brinquedos.
9. Quantidade Insuficiente de Equipamentos de Lazer (escorregador e balanço)
Informamos que o contrato de obra previa a instalação de um brinquedão modular infantil. A aquisição de escorregador e balanço não estava contemplada neste lote, pois o foco principal do projeto era a construção da pista de skate. No entanto, a demanda por mais brinquedos está sendo registrada e poderá ser avaliada para futuras ampliações, conforme disponibilidade orçamentária.