Foi com surpresa que Sheila Marina dos Santos recebeu o convite para escrever sua história de superação no livro Mulheres que Transformam, projeto da Editora Leader que, nesta 2ª edição, apresenta 20 histórias inspiradoras. E ela aceitou, com uma arritmia boa no peito – é o momento certo para compartilhar o que é ser uma jovem mãe, atípica, que precisa equilibrar a vida profissional com a maternidade e, mesmo com tudo indo contra, alcançar uma carreira de projeção internacional.
Tudo é possível quando se sabe o que se quer, dá nome ao capítulo assinado por Sheila Marina dos Santos no Mulheres que Transformam. Nele descreve desde sua humilde origem na Vila Guarani, onde passou toda a sua infância, numa casa de um cômodo com os pais e a irmã caçula, até conseguirem a almejada casa própria, na COHAB. Mas, com o falecimento do pai, o pagamento das parcelas ficou difícil e ela precisou trabalhar durante o dia e estudar a noite para ajudar a mãe.
A união em família ajudou Sheila a cursar Faculdade de Administração, comprar seus primeiros patrimônios importantes, um carro Escort Hobby azul e uma linha telefônica. Conseguiu empregar-se em uma multinacional onde teve oportunidade de crescer e se tornar uma executiva de porte internacional. No meio do caminho casou-se e tornou-se mãe do Nicholas.
“Quando nasce um bebê, nasce uma mãe. Em meu nascimento como mãe aprendi a compreender a realidade sob um novo ângulo e a enxergar o mundo de outra forma. A expressar um amor e uma dedicação inimagináveis para mim. Aprendi que, na maternidade atípica, você corre contra o tempo para interromper o desvio do desenvolvimento de uma criança. Que é preciso lidar com as variáveis do dia a dia e dedicar o quanto de tempo adequado para aquilo que realmente importa”, comenta Sheila.
Ela percebeu na jornada de sua maternidade, o quanto as mães atípicas são solitárias na batalha do dia a dia. Ela comenta que sempre se fala da criança, desenvolvimento, tratamento e educação. Mas, ninguém fala da mãe, que precisa de muito suporte para cuidar adequadamente de seu filho e de si mesma nos âmbitos pessoal, profissional, familiar e perante a sociedade. E é esse projeto que está no radar de Sheila Santos. Ela fez um curso de pós-graduação multiprofissional no Hospital Albert Einstein que ampliou completamente a sua forma de encarar o mundo atípico sob a perspectiva de quem o vive, dos profissionais de saúde, educadores, das mães e outros cuidadores. Por isso, resolveu que em 2024 irá lançar uma solução para este universo tão particular, integrando a sua experiência aos recentes estudos científicos globais, visando acolher e apoiar famílias que podem ser atípicas mas, comprovando que isso não representa limitação nos sonhos pessoais e profissionais. O livro está aí como prova.
Sobre o Projeto – Este livro é uma celebração das forças femininas que promovem mudanças significativas, seja através de suas ações, liderança, empreendedorismo social ou dedicação a causas humanitárias.
Sobre a editora – Andréia Roma é fundadora e CEO da editora Leader. Coordenadoras do livro: Andréia Roma, Maria Antonietta Russo e Vera Lorenzo. Coordenadora da Série Mulheres: Tania Moura Prefácio: Fabiana Saad
Autoras: Aline Borges, Ana Isabel Santos, Andrea Carvalho, Auana Mattar, Camila Storelli, Christine Bonorino, Cris dos Prazeres, Érica Cristine da Silva, Fabiana Melo, Geisa Garibaldi, Márcia Regina, Maristella Iannuzzi, Natália Azeredo, Neide Dantas, Raphaela França, Regina Célia Almeida, Sheila Marina dos Santos, Silmara Máximo, Tati Sadala e Thalita Gelenske Cunha.
Ficha Técnica
Mulheres que Transformam – Volume II
Páginas: 332
Editora: Leader
Ano: 2023
Selo: Série Mulheres
Preço: R$ 79,90
Lançamento: 20 de outubro às 19h.
Onde: Livraria Cultura – Av. Paulista, 2073
Site: https://editoraleader.com.br/livro-mulheres-na-tecnologia-historia-volume-2
Redes Sociais da autora: s@sheila_marina_dos_santos / www.linkedin.com/in/sheilamarinasantos