No dia 28 de fevereiro, o bairro Jabaquara completou 61 anos desde sua emancipação, conforme estabelecido pela Lei 8092 da mesma data, em 1964. Esta marca é um momento significativo não apenas para os residentes atuais, mas também para todos aqueles que contribuíram para a história e desenvolvimento deste vibrante distrito ao longo das décadas









Feira da Saúde e Cidadania
No dia 15/03 sábado, no espaço da Coonagro (Feira Livre) do Jabaquara aconteceu a Feira de Saúde e Cidadania, recebendo muitos moradores para os vários serviços que foram oferecidos.
Foram mais de 2 mil atendimentos variados, entre testes de pressão e glicemia, realizados pela GRAU Técnico de Enfermagem, Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS), que realizou 130 atendimentos em DST e sífilis, já em oftalmologia (acuidade visual e orientação) foram 80 pessoas que passaram pela avaliação. Também tivemos odontologia pelo Programa “Dentista na Rua”, fonoaudiologia, atendimento LGBTQIA+, que realizou orientação e distribuição de preservativos. O Centro de Atendimento ao Passageiro Especial esteve no evento para a emissão do cartão especial de passageiro para o transporte público da EMTU, a ONG Girasol Do Bem, levou saúde através da acupuntura e realizaram reflexologia, massagem e maquiagem com a consultora Mary Kay e atendimento psicológico.
A ONG Faça Sua Parte fez entregas de plaquinhas para os pets com os dados dos tutores, RGA emissão de registro geral e vacinação para cães e gatos. Atendimento jurídico foi oferecido pela OAB Subseção Jabaquara, e os serviços do Centro de Cidadania – CIC com segunda vias de certidões (nascimento, casamento, óbito) e agendamento para o RG na sede da unidade. ADESAMPA orientação sobre formalização do seu negócio, e do MEI, orientações sobre Notas Fiscais, consulta CCM, CCMEI e CNPJ entre outros serviços.
Emissão de carteira de trabalho, habilitação ao seguro desemprego, e inscrição para vagas de emprego foram feitos pelo Cate Móvel. A ACSP Distrital Centro Sul, levou informações dos serviços da Associação Comercial de São Paulo aos empresários e empreendedores presentes, a Sucataria São Paulo recebeu lixo eletrônico e pequenos intens, o Lions Clubs International foi o anfitrião do evento auxiliando o público as tendas. A AME Amoroso esteve com o espaço kids, material de desenho e jogos para as crianças e também disponível o brinquedão o escorregador gigante.

Mulheres em Movimento: Caminhada Celebra o Marco da Paz, o Jabaquara e o Dia Internacional da Mulher
No domingo, 16 de março, quase 100 mulheres tomaram as ruas do Jabaquara em uma caminhada carregada de significado e emoção. O grupo partiu do CEU Caminho do Mar, unindo passos e vozes para homenagear três grandes aniversariantes: o Marco da Paz, o bairro do Jabaquara e o Dia Internacional da Mulher.
Uma jornada de força e união
Organizado pela ONG Girasol do Bem e pelo Amanda’s Cabeleireira e Estética, o evento contou com o apoio do Moto Clube Insanos, que acompanhou todo o trajeto ao lado da CET e da Polícia Municipal, garantindo a segurança e o sucesso da caminhada.




O grande momento no Marco da Paz
Ao chegarem ao Terminal Jabaquara, onde se encontra o icônico Monumento Marco da Paz, as participantes foram surpreendidas por um gesto simbólico e emocionante: os homens presentes entregaram a cada mulher um botão de rosa e um bombom, marcando com delicadeza e respeito a importância da data.
Celebração e significado
A cerimônia oficial teve início logo após a chegada da caminhada, reunindo autoridades, organizadores e a comunidade para reafirmar a importância do papel da mulher na sociedade e o legado de paz e história do Jabaquara.
Mais do que uma caminhada, um movimento
Esse encontro não foi apenas uma homenagem, mas um símbolo de resistência, reconhecimento e valorização da mulher, reafirmando que o Jabaquara é um bairro de história viva e de pessoas que acreditam na construção de um futuro melhor.




Show
O palco pronto esperava as atrações que não deixou ninguém sem dançar, cantar e se divertir. Passaram por ele os músicos: Grupo Caio no Samba, Band Old Crow, Alan Tavares, Samba da Bete, René Sobral, Samba da Laje e Toninho Geraes. Durante uma apresentação e outra o Dj Tony Di animava o público que ficaram com gostinho “de quero mais”.