Acreditar em uma educação pautada por conceitos igualitários, uma aprendizagem para todos e sem exceção, respeitando o tempo e a particularidade de cada aluno é uma forma de demarcar o espaço escolar como uma plataforma de acolhimento de toda e qualquer criança e adolescente, trazendo para ele sensação de segurança e de conforto, contribuindo para um bem estar incalculável, incomparável e extremamente necessário. Percebendo essa lacuna, por ser um fator essencial, de caráter urgente, em 2011 foi fundado o Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino (Inape), ou seja, uma entidade voltada a atender crianças e adolescentes que por algum motivo não conseguem se desenvolver no processo acadêmico e precise de atenções especiais, cuidados específicos e atendimento cauteloso.
O Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino oferece atendimento multidisciplinar individual e coletivo por profissionais das mais diversas áreas da neuropsicología, psicólogo, neuropsicopedagogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, psicomotricista, terapeuta A.B.A., para dificuldades na fala, dislexia, autismo, TDAH (Hiperatividade), D.I. e alfabetização tardia. Além disso, o Inape disponibiliza em contraturno do horário de aula de cada criança ou adolescente oficinas de musicalização, judô, educação física, inglês, artes, dança e alfabetização.
“Só tenho a agradecer a toda equipe do Inape, pelo que tem feito pelo meu filho, todo apoio, amor, dedicação e profissionalismo e isso tem sido visível a todos que conhecem o Marcelo. Graças a vocês é perceptível a mudança do Marcelo, isso deixa toda família feliz porque temos esse apoio e toda orientação de vocês. Não é fácil lidar com as dificuldades de um filho, mas graças ao apoio de vocês consegui lidar, por isso serei eternamente grata” disse Célia Souza, mãe do pequeno Marcelo Victor Carvalho da Silva de 4 anos de idade.
Já o administrador e pai do pequeno Luigi, que também é atendido pelo Inape Edson Japão agradece por todo apoio que o instituto dá a seu filho. “Uma estrutura maravilhosa, o desenvolvimento do meu filho tem sido incrível” disse o administrador.
A conselheira participativa Lilian Santiago declara vejo o “INAPE como uma forma de acolher e visibilizar as crianças e seus pais. Muito bem estruturado e sendo um diferencial na Cidade Ademar onde sua mantenedora e diretora Maria Aparecida Tomazzeli Sabará (Cidoca) com muito amor e dedicação, oferecendo sempre o melhor para as crianças que por lá passam e necessitam de atendimentos seja no contraturno ou em atendimentos individuais. Seria ótimo para demais escolas que ainda não conhecem o INAPE irem lá é ver o desenvolvimento que faz a diferença. O INAPE visa a inclusão de todos e além dos atendimentos e contraturno ele tem a disponibilidade de bolsa para crianças que não tem como pagar”, afirmou a conselheira.
As famílias por sua vez, possuem um papel importantíssimo no processo de ensino aprendizagem das crianças com alguma dificuldade seja dislexia, autismo, TDAH (Hiperatividade), D.I. e alfabetização tardia por meio do reconhecimento, aceitação e diagnóstico dos transtornos de aprendizagens, pois o mesmo quando não diagnosticado pode acarretar em uma série de problemas na educação destas crianças por não estarem recebendo uma educação adequada, por isso o Inape possui profissionais qualificados para ajudar vocês (pais) com o ensino adequado para seus pequenos.
Agende um horário para conhecer o Inape na R. Horácio Alves da Costa, 234 – Jardim Nosso Lar na região da Cidade Ademar.