Anualmente, o mês de novembro conta com uma das datas mais aguardadas pelos consumidores: a Black Friday. Conhecida por ser uma época que dispõe de grandes promoções e descontos em produtos dos mais variados segmentos do mercado, o período traz vantagens para o orçamento dos clientes, que conseguem adquirir diferentes itens com preços baixos.
Mas para aproveitar a Black Friday de forma segura, é necessário que os compradores redobrem os cuidados com a segurança durante suas compras para que não caiam em golpes ou sofram fraudes no ambiente digital. Na última edição, por exemplo, a cada R$ 1 mil em pedidos, cerca de R$ 22,40 estavam relacionados a compras fraudulentas.
Pensando em uma forma de proteger os consumidores, o app VIPy listou as cinco fraudes mais comuns na época e como se prevenir de cada uma delas.
- Vazamento de dados – Com o alto nível de movimentação no e-commerce, é muito comum que haja vazamento de dados pessoais e hackeamento de informações. Para evitar que isso aconteça, além de uma boa pesquisa a fim de averiguar a confiabilidade da loja, os compradores podem se cadastrar gratuitamente no aplicativo VIPy, que tem a missão de trazer segurança e acolhimento nas compras online. O app funciona monitorando o CPF de seus usuários cadastrados e, assim, é capaz de notificá-los caso o dado seja utilizado indevidamente no ambiente digital.
- Preços camuflados – Outro ponto de atenção aos consumidores é com relação a comparação de preços durante o período, já que algumas lojas acabam camuflando os reais valores dos produtos. Isso ocorre quando, dias antes da Black Friday, os vendedores aumentam exageradamente os valores e, quando a data chega, o valor normal é anunciado novamente, simulando uma promoção.
- E-mails enganosos – O recebimento de e-mails falsos também é bastante corriqueiro na época, visto que hackers podem criar sites forjados para realizar golpes. Sendo assim, é essencial que atentar aos remetentes dos e-mails, para que não clicar em links ilegítimos e, por consequência, ter seus dados roubados.
- Anúncios com preços diferentes – A Black Friday também é responsável por causar um aumento no número de anúncios na internet, com promoções variadas. Neste caso, deve-se atentar aos preços divulgados no anúncio e com os que estão efetivamente na página de compra. Algumas empresas acabam apresentando um valor mais interessante no momento de anunciar, que difere do valor indicado no carrinho de compras.
- Aumento de frete – Durante as pesquisas feitas previamente, os consumidores poderão calcular quais são os valores reais dos produtos e quanto custavam os fretes, sem o desconto da Black Friday. Caso o preço tenha abaixado e o frete aumentado, o valor final da compra acaba sendo o mesmo que em qualquer outro período do ano.
Conheça mais em: https://www.vipy.com.br/.