Há 11 anos, entre cervejas e resenhas de domingo, Henrique, Toninho, Paulinho, Marcelo e alguns amigos decidiram criar um time de futebol, o “Dominados Futebol Clube”, no Americanópolis. O nome surgiu de uma piada: todos os amigos se diziam “dominados” pelas esposas.

O futebol, inicialmente realizado uma vez por mês, tinha como objetivo reunir famílias e amigos, mas rapidamente evoluiu para algo maior. Os encontros passaram a incluir churrascos e atividades familiares. O grupo se tornou sinônimo de convivência comunitária e cultural.
Com o tempo, o projeto expandiu suas ações organizando festas de crianças, eventos de samba e ações solidárias. Na pandemia de covid-19, o grupo promoveu doações de cestas básicas e alimentos a família carentes.

Há dois anos, a Família Dominados ganhou um espaço físico, o Espaço Dominados, que permite o grupo ampliar as atividades culturais, como o samba que acontece na Rua Leno e reúne centenas de pessoas da região e de bairros vizinhos. O espaço é mantido com os eventos realizados, doações e contribuições pessoais dos membros. Segundo os organizadores, a missão central é reunir a família, preservar e transmitir valores.

Uiliam, filho de Zé Neguinho, um dos fundadores do grupo, destacou a responsabilidade e o orgulho de dar continuidade ao trabalho do pai. Ele reconhece a força e a dedicação da Família Dominados. Para ele, a equipe funciona como uma verdadeira família, e todo o esforço coletivo é motivo de orgulho: “A rapaziada aqui é muito forte, eles me puxaram a orelha pra eu me tornar parte do projeto. Fazemos os eventos, as vezes dá errado, as vezes brigamos, mas buscamos melhorar no próximo. Essa equipe é sensacional!”
Próximo evento
O próximo encontro do projeto está marcado para 6 de setembro, a partir das 16h, na Rua Leno, 64, com apresentação do grupo Família Esquenta e participação do DJ Felix. Para mais informações, o contato é (11) 97760-3709.
