Nos dias 24 e 25 de fevereiro reuniram-se os Grupos Escoteiros, Águia de Haia, Ararigboia, Hongwanji, Lotus e Padre Marcelino Champagnat participaram do Primeiro Ponta de Flecha do 1º Distrito. O evento aconteceu na Av. Sete de Setembro, 1670 em Diadema.
Participaram 33 escoteiros e 25 escotistas (adultos voluntários), cujo objetivo “foi de capacitar os jovens lideres das patrulhas – equipes – em atividades que despertem o espírito de liderança, resolução de conflitos e problemas, enfatizando o trabalho em equipe, como também a capacitação dos jovens no aperfeiçoamento de técnicas escoteiras, buscando seu próprio desenvolvimento” confirma o Escotista Gilvécio Paulo Arruda, Comissário do 1⁰ Distrito São Paulo Centro dos Escoteiros do Brasil, Região de São Paulo.
Movimento Escoteiro
O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.
Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Por meio da vivência nas Unidades Escoteiras Locais, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
Missão
Contribuir para a educação de crianças, adolescentes e jovens, mediante um sistema de valores, baseado na Promessa e Lei Escoteiras, para que participem na construção de um mundo melhor, no qual se desenvolvam plenamente e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Visão
Ser reconhecida como uma organização de educação não formal relevante, que por meio de seu projeto educativo acessível e inclusivo, inspire crianças, adolescentes e jovens a promoverem mudanças positivas na sociedade.
Valores
– Diversidade – Respeito às diferenças, em suas várias imensões, e defesa permanente dos direitos humanos. • Honestidade – Respeito aos preceitos legais, morais, justos e éticos em todas as ações e relações. • Excelência – Busca pela eficácia, qualidade e melhoria contínua em todas as ações. • Democracia – Promoção do engajamento de todos e compartilhamento de opiniões, na busca de posições e decisões resultantes da reflexão coletiva. • Inclusão – Adequação para acolher as diferentes características e necessidades das pessoas que compõem a sociedade. • Inovação – Capacidade de implementar novas ideias e buscar soluções criativas para êxito e permanente atualização da organização. • Compromisso – Empenho com a transformação social, com a educação infantojuvenil e impacto gerado nas comunidades. • Sustentabilidade – Responsabilidade com o meio ambiente, os recursos e a sociedade, e adoção de práticas sustentáveis. • Cooperação – Disposição em compartilhar experiências, valorizar o trabalho coletivo e manter relacionamentos com outras instituições. • Transparência – Ações visíveis e claras na gestão da organização e dos recursos em todos os níveis. • Unidade – Harmonia nas ações, em todos os níveis, fortalecendo a identidade unificada e a presença dos Escoteiros do Brasil na sociedade.
Fonte :https://www.escoteirossp.org.br/institucional/
Participe desse movimento, jovens ou adultos voluntários, encontre um Grupo Escoteiro perto de você.