A chegada de uma frente fria nas cidades do estado, provocada por uma massa de ar continental, deve baixar as temperaturas. Nos dias mais frios, é comum que as pessoas alterem os hábitos para manter o conforto. Os banhos ficam mais demorados, aquecedores passam mais tempo ligados e as secadoras de roupa são usadas com frequência.
“Na época mais fria do ano, é preciso estar atento ao uso correto e eficiente de eletrodomésticos, principalmente, chuveiro elétrico e aquecedores, que consomem mais energia. Por isso, nós disponibilizamos em nosso site o simulador de consumo, que ajuda nesta tarefa. Com navegação intuitiva, o cliente pode verificar que aparelhos como máquina de secar roupa, chuveiro elétrico e torneira com água quente chegam a representar entre 29% e 67% do custo de consumo de energia de um único cômodo da casa”, afirma André Oswaldo dos Santos, diretor de Mercado da Enel Distribuição São Paulo.
O Simulador de Consumo foi desenvolvido pela Enel para que os seus clientes possam conhecer melhor a energia elétrica consumida por cada aparelho da residência. Além disso, a companhia compartilha algumas dicas para que os consumidores possam curtir o friozinho de forma mais eficiente e com economia:
Chuveiros Elétricos:
1. A recomendação é ficar o mínimo possível no banho. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Desta forma, o banho de 15 minutos por dia, por pessoa, para uma família de quatro pessoas, equivale ao consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora, o que corresponde a cerca de R$ 100 na conta;
2. Se utilizarmos o chuveiro elétrico na posição morno ou verão, haverá uma economia de cerca de 30%, ou seja, R$ 30,00. Se possível, programe o banho para as horas mais quentes do dia;
Aquecedores:
3. Em dias mais frios, podem chegar a corresponder a 1/3 do gasto doméstico com eletricidade, conforme a utilização. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas quando estiver no ambiente;
Iluminação:
4. Aproveite a luz natural e abra as cortinas durante o dia;
5. Ao pintar paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade;
6. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia;
Máquinas de lavar e secar:
7. Utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar;
8. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue;
9. Para as máquinas que têm a função de água aquecida, a empresa recomenda não usar esse recurso;
10. Quanto às secadoras, utilize-as apenas quando realmente necessário e com a capacidade máxima;
TVs e Computadores:
11. Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo;
12. Programe o timer (desligamento automático) antes de dormir, evitando que a TV fique ligada desnecessariamente;
13. No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização;
14. Desligue o monitor a partir de 15 minutos de inatividade;
Geladeiras:
15. Não abra a porta da geladeira desnecessariamente para não forçar o motor do eletrodoméstico;
16. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função;
17. Nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos;
18. Em dias frios, reduza a potência de resfriamento da geladeira, tendo em vista que a temperatura externa já estará mais fria.
Canais de atendimento
Os clientes têm à disposição os canais de atendimento da companhia para registrarem as suas solicitações. A Central de Atendimento ao Cliente está disponível 24 horas, por meio do número 0800 72 72 120.
Os consumidores também podem entrar em contato por meio da Agência Virtual, no site da companhia, do aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente por iOS e Android, pelo WhatsApp Elena no (21) 99601-9608, pelas redes sociais – Facebook (enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr), ou procurar por uma das 29 lojas de atendimento presencial.
Foto: O Simulador de Consumo de Energia, da Enel SP, permite calcular o quanto de energia é consumida em cada cômodo da casa, ao inserir as informações dos aparelhos eletrônicos – crédito: Divulgação/Enel SP