Funcionários e passageiras que frequentam os terminais metropolitanos da EMTU poderão se informar, aprender a prevenir e a tratar o câncer de mama em ações do Outubro Rosa. A realização acontece fruto de parcerias com a Prefeitura de Carapicuíba, UNIP (Universidade Paulista) e com as associações Bem Querer Mulher, Rosa Mulher, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama no ABC e Região (NEPSAR) e PROZ (Cursos Técnicos e Profissionalizantes).
Até 28 de outubro, estão programadas atividades com abordagens com dicas de auto exame, orientações de atendimento de saúde e folhetos explicativos, além de rodas de conversa e a realização de exames de glicemia e pressão.
A programação começa teve inicio nesta terça-feira (04), para funcionárias da Unidade São Bernardo do Campo da EMTU, seguindo ao longo do mês nos terminais Jabaquara, São Mateus, Carapicuíba, Santo André Leste e Diadema.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil.
Outubro Rosa
É o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A iniciativa começou nos EUA, quando o país promovia ações de combate à doença em vários estados. Hoje o mundo todo segue o exemplo, dedicando os dias deste mês para o conhecimento, prevenção e tratamento do câncer de mama.
Serviço
Data: 10/10, das 10 às 13h (oficina para fabricação de absorventes sustentáveis e orientações sobre auto-exame com a Associação Bem Querer Mulher)
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Data: 20/10 das 10h às 14h (aferição da pressão arterial e glicemia em parceria com o PROZ)
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Data: 26/10, das 9h às 16h (testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre câncer de mama em parceria com a UNIP)
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° — Jabaquara
Data: 28/10, das 10 às 14h (testes de glicemia e aferição de pressão arterial em parceria com o PROZ)
Local: Terminal Metropolitano Diadema
Endereço: Avenida Conceição, 7.000, Parque Mamede