Em confraternização, jornais de bairro debatem desafios combate a fake news e estímulo á participação cidadã de leitores são metas

0
1

Os desafios existem, não são poucos, aliás, mas trazem novas oportunidades e necessidade de planejamento diferenciado. Essa constatação resume muitos dos diálogos entre diretores de veículos de comunicação regionais da cidade filiados à Ajorb – Associação de Jornais e Revistas de Bairro da cidade durante o encontro de confraternização realizado no dia 09 de dezembro.

Mais uma vez, o jantar em tom descontraído, com música ao vivo e comes e bebes à vontade aconteceu na unidade Tatuapé da rede Quintal do Espeto. “Fico muito agradecido com a presença de cada um dos representantes de jornais”, resume o proprietário da rede Pedro Mott. Como em anos anteriores, ele se sentou à mesa dos jornalistas e participou das conversas, animadamente.

Para Mauro Tadeu Silva, representante do Grupo Leste de Jornais e vice-presidente da Ajorb, que mantém parceria há muitos anos com o Quintal do Espeto, o espaço é realmente ideal para grandes confraternizações. “Além da música ao vivo todos os dias, a casa mantém um esquema de rodízio de espetinhos e acompanhamentos que permite a cada um escolher as iguarias e bebidas de preferência, enquanto se descontraem de mais um ano de trabalho”, afirma.

Nesse sentido, ele acredita que os jornalistas e publicitários das empresas de mídia regional também puderam, ao mesmo tempo, falar dos desafios futuros e relaxar após mais um ano concluído. “Foi um ano de eleições municipais, de debate sobre política urbana em que a comunicação regional novamente foi importante para que cada comunidade possa estar atenta ao que acontece ao seu redor”, avalia.

Novamente, o tema principal das conversas foi a importância de obter apoio para fomento a esse tipo de mídia essencial para a participação e prática de cidadania em uma cidade complexa e do porte da capital paulista.

E, paralelamente, outro assunto recorrente é a presença digital dos jornais, com o conteúdo regional em sites e nas redes sociais. Os jornais e revistas filiados à Ajorb vêm ampliando e investindo na comunicação online para seguir tendências mundiais e também para combater o avanço de notícias falsas espalhadas no ambiente virtual, muitas delas geradas até com auxílio de inteligência artificial.

Em síntese, o desafio maior, de acordo com os jornalistas presentes ao evento, é incentivar uma leitura mais atenta e menos volátil dos cidadãos de cada bairro da capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.