Após 15 dias de paralização por solicitação do Ministério Público, as obras de ampliação da conhecida via do bairro de Pedreira foram reestabelecidas graças a uma decisão do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ricardo Anafe, que reconheceu a legitimidade de todo o processo de contratação e execução e a relevância das intervenções para a população que vive na região.
No mês de novembro, ao lado do Prefeito Ricardo Nunes, o Vereador Rodrigo Goulart esteve no local vistoriando o reinício dos trabalhos bastante animado: “Um grande sonho dos moradores, né, Ricardo? Há quanto tempo se falava nessa duplicação… Tudo começou logo depois do rompimento de parte da pista, no início desse ano, que já resolvemos e, agora, voltamos todo o nosso engajamento para essa grande transformação que vai garantir mais qualidade de vida pra muita gente. Agradeço, mais uma vez, ao Presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Anafe pela sensibilidade da decisão de retomar as obras, e claro a dedicação do Prefeito Ricardo Nunes, da Maria Teresa Fedeli, Coordenadora do Programa Mananciais, do Rodrigo Ravena, Secretário do Verde e Meio Ambiente e todas as equipes envolvidas nesse projeto que, ao contrário do que foi dito, além de desafogar o trânsito, irá ajudar a preservar e restaurar parte da Represa Billings e seu entorno.”
Durante a vistoria, o Prefeito Ricardo Nunes parabenizou o Vereador e explicou sobre a paralisação indevida: “Primeiro, Rodrigo, parabéns pelo seu trabalho, por sua mobilização na região… Houve uma desinformação muito grande sobre a obra aqui, que teve a necessidade do aterramento para a colocação das estacas, para os caminhões transitarem, mas depois essa terra toda sai e a pista ficará sobre as estacas. Portanto, uma obra que não vai prejudicar o meio-ambiente”.
Iniciadas em abril deste ano, as obras têm o objetivo de solucionar o gargalo de trânsito que ocorre no local e que afeta cerca de 100 mil passageiros que usam as 15 linhas de ônibus que passam na Estrada do Alvarenga. Além disso, estão previstas obras de urbanização e saneamento no Parque Primavera, bairro próximo ao alargamento.
A liberação das pistas para fluxo normal está prevista para 11 de dezembro e a conclusão das obras para junho de 2024.