No mês das crianças, o Plaza Sul Shopping convida seus visitantes a se desconectarem das telas e se conectarem por meio dos jogos analógicos. A partir deste sábado, 5, até o dia 20 de outubro, o shopping recebe o Jogaderia, iniciativa que promove atividades lúdicas para adultos e crianças.
A atração, localizada no P0, em frente à Starbucks, conta com cerca de 50 jogos de cartas e tabuleiros para o público se divertir e resgatar a nostalgia da infância sem telas. Das 14h às 20h, mesas e cadeiras estarão à disposição dos jogadores no espaço e monitores irão auxiliar sobre as regras de cada jogo.
“Hoje em dia é muito difícil tirar a atenção das crianças do celular, então iniciativas como essa são muito importantes para incentivar essa ‘desconexão’. Teremos uma programação especial para as crianças no mês delas e os pais podem esperar muitas ações para curtirem com a família”, comentou Camila Ramm, Gerente de marketing do Plaza Sul Shopping, administrado pela ALLOS – maior plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina.
Durante o período do evento, será realizado um campeonato de Cubo Mágico, no feriado do Dia das Crianças (12), com edições sendo realizadas às 15h e às 18h. Para participar, é necessária a inscrição prévia, pelo Sympla.
O Jogaderia, desde 2023, já recebeu mais de 60 mil pessoas, em 27 cidades por todo o Brasil.
Aulas e campeonato de Pokémon TCG
No mesmo espaço do Jogaderia, a Piticas, franquia de lojas de moda geek, patrocinadora do evento, estará presente com produtos e uma área dedicada ao Pokémon Trading Card Game (TCG). Durante todo o período do Jogaderia, haverá também troca de cartas originais, com monitoria especial.
Aos finais de semana, a loja, única em shoppings com uma liga oficial do jogo, irá promover aulas em dois períodos: das 15h às 16h e das 17h às 18h, destinadas não apenas às crianças, mas também aos pais, para que possam jogar juntos. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo site do shopping.
E para “fechar com chave de ouro”, no dia 19, último sábado do evento, será realizado um campeonato de Pokémon Trading Card Game, gratuito, com premiação aos primeiros colocados. A idade mínima para participar é de 7 anos.
“O TCG traz uma série de benefícios para o desenvolvimento da criança e também das relações entre pais e filhos. Por ser um jogo de raciocínio e estratégia, auxilia no planejamento nas tomadas rápidas de decisão, ajuda também a desenvolver o foco e exercitar a memória. Além disso, ajuda na socialização das crianças e na relação com os pais, pois eles podem aprender e jogar juntos”, comenta Helena Bochcini, franqueada da Piticas Plaza Sul Shopping.
Dados alarmantes
O evento levanta uma questão muito importante para os pais: o tempo que os filhos estão expostos às telas, seja do celular, tablets, computadores ou televisão.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é de que crianças menores de 2 anos de idade não devem ser expostas a telas, enquanto as entre 2 e 5 anos devem ter o tempo de tela limitado a, no máximo, uma hora por dia. As de 6 a 10 anos têm o limite de duas horas diárias, e crianças maiores e adolescentes, entre 11 e 18 anos, não devem ultrapassar o tempo limite de três horas de tela por dia, incluindo o uso de televisão e videogames.
Uma orientação extra, da Caderneta da Criança, é de que até os 10 anos, os filhos não devem fazer uso de televisão ou computador nos seus próprios quartos, enquanto, antes dos 12 anos, não devem possuir smartphones.
Porém, a realidade no Brasil é bem diferente. Segundo levantamento realizado pela Eletronics Hub, a média de uso de dispositivos eletrônicos no país é de 9 horas, “perdendo” apenas para as Filipinas. Já uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em outubro do ano passado, revelou que um terço das crianças brasileiras de até 5 anos ficam mais de duas horas em telas diariamente. Ela também mostrou que 92% da população com idade entre 9 e 17 anos é usuária de internet no país, sendo o celular o dispositivo mais utilizado, sendo que, deste grupo, 86% dos usuários possuem ao menos um perfil em redes sociais. Já no grupo de 15 a 17 anos, ele aumenta para 96% dos usuários.
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