Em meados de 2023 foi iniciada as atividades do Comitê de Proteção Escolar, após as situações de ameaça às escolas brasileiras em diversos Estados, inclusive São Paulo.
O comitê da Diretoria Regional de Educação Santo Amaro é formado por diretores de escolas municipais do território, Supervisão Escolar, DICEU, NAAPA e o Gabinete da Diretora Regional.
O objetivo desse grupo é manter uma escuta ativa em relação a segurança das escolas, realizar a mediação entre as escolas, DRE, SME e Órgãos de Segurança Pública, desenvolver um trabalho preventivo e formativo para a construção de um espaço escolar mais seguro, e que seja algo permanente e a longo prazo.
Pensando na formação de gestores e ações preventivas, o Comitê já realizou dois Seminários de Proteção Escolar, um em 2023 e outro em 2024. Nesses eventos contaram com a presença da GCM Atual Policia Municipal, apresentando seus projetos de atuação no tocante à Educação, a Assessora de SME Secretaria Municipal da Educação que compõe o GIPE – Grupo Integrado de Proteção Escolar -, a Professora Karina Brossi, que levou a contribuição do Instituto Carlotas, Educadores das escolas do território compartilhando boas práticas para proteção escolar e estudantes do ensino fundamental integrantes de projetos escolares de protagonismo.
Diante do contexto de violência que aflige a sociedade e reverbera na escola, o comitê contribui neste processo de construção de ações e proposições para uma escola mais segura e humanizada, investindo na potência do coletivo que faculta assegurar os direitos dos bebês, crianças e adolescentes.
A Diretora Regional de Educação de Santo Amaro, Carolina Nogueira Droga, avalia que na busca de reflexão, aprendizados e encaminhamentos de ações preventivas em conjunto, o Comitê de Proteção Escolar da DRE Santo Amaro tem desenvolvido um trabalho essencial para que a Escola seja mais segura.