Chove em São Paulo quase 50% do esperado para o mês de fevereiro

0
114

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo nos últimos dias, deixou diversos pontos de alagamentos e em estado de atenção em todas as áreas monitoradas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas. Na última terça-feira (7), choveu 119 milímetros, em 24 horas, o equivalente a 50% do que é esperado para o mês de fevereiro que é de 246mm. Em uma hora de chuva o acumulado chegou a 78mm, o suficiente para causar alagamentos em diversas regiões da capital.

O final de semana de pré-carnaval foi marcado por um grande temporal que atingiu a cidade na tarde de domingo (12). O dia começou com sol entre nuvens e temperatura em elevação e no final do dia as chuvas retornaram na forma de pancadas variando de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de ventos. Diversos pontos da Av. Cupecê, na Cidade Ademar ficaram intransitáveis, causando transtornos para quem trafegava pela avenida. Apenas neste domingo, o Corpo de Bombeiros registrou oito chamados por queda de árvores e dez para enchentes, felizmente todos sem vítimas.

De acordo com o morador da Cidade Ademar, Jailson Reis diz que “infelizmente essa é nossa realidade. Não adianta colocar a culpa apenas no governo, porque para diminuir as enchentes todos nós temos que fazer nossa parte, parar de jogar lixo na rua. Os maiores causadores das enchentes também somos nós. Temos que rever nossos conceitos”, avalia Jailson. Já segundo Anderson da Conceição a “prefeitura precisa se mexer e fazer obras de combate às enchentes e o povo precisa ter mais educação e parar de jogar lixo na rua”, diz Anderson.

No início do mês de fevereiro, a zeladoria foi tema de discussão no plenário da Câmara Municipal, presidida pelo 1° vice-presidente da Casa, o vereador Xexéu Tripoli (PSDB). Na sessão o principal ponto tratado foi zeladoria, onde os paulistanos sofrem muitos com esse problema principalmente em épocas de chuvas, com enchentes e alagamentos em vias públicas.

O prefeito da capital paulista presenciou um descaso com a população paulista. Nunes gravou um vídeo em que reclamou da situação de um bueiro em Pinheiros e chamou a atenção de todos os subprefeitos da cidade. “Uma pretensa falta de ação na limpeza de bueiros da região”. Esse descaso na região de Pinheiros, ocasionou a exoneração do subprefeito local, Richard Haddad Junior.

O vereador e líder do governo na casa, Fábio Riva (PSDB),  ressaltou que o prefeito Ricardo Nunes conhece os problemas da capital e tem cobrado os subprefeitos para dar importância para a zeladoria e reforçou que o papel do parlamentar é justamente promover melhorias na cidade. “O papel do Parlamento, além de fiscalizar, é fazer as propostas para que possamos melhorar cada vez mais o serviço público”, disse Riva. Já o vereador Reis do Partido dos Trabalhadores foi além e cobrou por mais estruturas nas subprefeituras para atender demandas de zeladorias, como falta de mão de obra e alertou ao governo municipal paulista para abrir novos concursos públicos. “Falta gente para fiscalizar. Não tem engenheiros, não tem geólogos, não tem arquitetos. Ora, se não tem funcionários, como vai ver se o bueiro está entupido ou não? Como vai ver se a rua está esburacada ou não?”, afirmou Reis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.