No dia 25 de novembro, no Complexo Fábrica do Samba Deolinda Madre (Madrinha Eunice), os embaixadores Antônio Carlos Ferreira (Tonheca) e Maria de Lourdes Ribeiro receberam a faixa de Cidadão e Cidadã Samba 2024, durante o concurso da Corte do Carnaval de São Paulo, da qual o casal faz parte.
Conheça o novo casal:
Cidadão Samba – Antônio Carlos Ferreira (Tonheca), 79 anos, tem uma trajetória reconhecidamente importante no mundo do samba de São Paulo. Fundou agremiações carnavalescas, é presidente uma entidade representativa do Carnaval (Federação das Escolas de Samba – Fesec) e, desde 1975, faz parte da Barroca Zona Sul, onde passou por vários segmentos e cargos, e atualmente é integrante da Velha-Guarda da agremiação. Alem disso, atuou como coordenador de Carnaval na Liga-SP e na UESP por vários anos.
Cidadã Samba – Maria de Lourdes Ribeiro, 78 anos, iniciou sua história no Carnaval de São Paulo, desfilando pela primeira vez na escola de samba Camisa Verde e Branco, em 1982. No ano seguinte, foi para a Barroca Zona Sul ajudar na confecção de fantasias e não saiu mais de lá. Fez parte do Departamento de Harmonia, foi apresentadora de casais, coordenadora da Ala das Baianas, entre outros cargos. Atualmente, é integrante da Velha-Guarda da agremiação. Também faz parte da diretoria executiva da Fesec.
Corte da UESP
Foi eleita no dia (13/01) a Corte do Carnaval da Uesp 2024. A escolha aconteceu em grande estilo durante evento que teve entrada franca para o público no auditório Símon Bolívar, no Memorial da América Latina.
A Rainha do Samba, é Keisi Cristine. O título de Primeira Princesa do Samba foi para Letícia Miranda e o de Segunda Princesa, para Mylenna Sales. O Passista de Ouro escolhido foi David Lira e o Passista de Prata, Aloísio Júnior.
Os candidatos foram avaliados nos quesitos Samba no Pé, Elegância e Comunicação por uma comissão julgadora formada por personalidades do samba, ligados direta ou indiretamente ao Carnaval. A festa contou ainda com shows do Grupo Fundo de Quintal e da cantora Paula Lima.
Desfiles de bairro
Os desfiles de bairro terão início no dia 03/02 com as escolas do Acesso e Especial de Blocos na Vila Esperança ás 18h. No domingo dia 04/02, o Bloco Unidos do Pé Grande (acesso) da Pedreira entra na avenida as 17h40. A escola de Samba do Jabaquara Flor de Liz desfila a 00h00 de sábado dia 10, no Grupo Acesso de Bairros 2, na Vila Esperança. No dia 12, as 21h40 no grupo Especial de Bairros entra a Unidos do Vale Encantado, já no Butantã a 00h20 acontece o desfile do Brinco da Marquesa entre outras que entram na disputa, assim como o Grupo de Acesso 3também no dia 10
No Grupo Acesso de Bairro 1 no dia 12 (segunda feira) as 21h40 entra a União Independente da Zona Sul, na Vila Esperança.
Fonte: Divulgação UESP
Corte do Carnaval de SP 2024. Foto: José Cordeiro/SPTuris