Bom Prato ultrapassa a marca de 10 milhões de refeições para viagem durante a pandemia, sendo 200 mil gratuitas

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A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 10 milhões de refeições em embalagens descartáveis fornecidas na rede Bom Prato durante a pandemia, sendo mais de 200 mil distribuídas gratuitamente em 50 dias de operação, cujo intuito é promover a segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade e em situação de rua.

Anunciada há mais de três meses, a ampliação do atendimento nos restaurantes populares foi prorrogada até o final deste mês, assim como a ação que abrange a população em situação de rua, anunciada no mês passado, que já dispõe de mais de 12 mil cadastrados.

Até o momento, foram distribuídas 10 milhões de refeições para viagem na rede Bom Prato, sendo mais de 1,3 milhão de cafés da manhã, 7,1 milhões de almoços e 1,6 milhões de jantares. As unidades que mais distribuíram foram: Campos Elíseos, Campinas, Santo Amaro, Brás, Santana, Ribeirão Preto, Lapa, São Mateus, Jundiaí e Taubaté.

De forma gratuita, foram fornecidas mais de 200 mil refeições na rede Bom Prato, sendo cerca de 48,1 mil cafés da manhã, 104,5 mil almoços e 48,2 mil jantares. Na capital paulista, os restaurantes que mais distribuíram foram: Campos Elíseos, 25 de Março, Brás, Santana, Guaianases, Lapa, Santo Amaro, Itaquera, São Mateus e Vila Nova Cachoeirinha.

Para o cadastramento da população em situação de rua e a administração do serviço de distribuição das refeições gratuitas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, foi desenvolvido, em parceria com a Prodesp, um sistema que faz uso da tecnologia QRCode. Esta ação reforça o compromisso do Governo do Estado em manter os serviços públicos em pleno funcionamento, disponibilizando de soluções monitoradas para atender com eficiência e transparência.

Desde o início de abril, o horário de atendimento dos restaurantes Bom Prato foi ampliado para evitar aglomerações, sendo os cafés da manhã, das 7h às 9h, almoços das 10h às 15h, e jantares das 17h30 às 19h, ou enquanto houver refeições disponíveis, que estão sendo servidas em embalagens descartáveis. Todas as equipes das unidades estão reforçando constantemente as orientações de prevenção, disponibilizando lixeiras nas calçadas, instruindo o distanciamento na fila (inclusive com marcações no chão) e fornecendo álcool em gel (à disposição em todas as unidades).

O controle de qualidade também foi intensamente aperfeiçoado, com a presença de balanças eletrônicas para pesagem das marmitas na presença dos consumidores, assim como um telefone de contato e envio de fotos ou mensagens por ‘WhatsApp’ para a Central de Controle de Qualidade, ligado diretamente ao gabinete da Secretaria.

Durante a pandemia do coronavírus, o Governo já anunciou uma série de medidas de proteção à população em vulnerabilidade e em situação de rua. Entre elas estão o anúncio do repasse de R$ 500 mil e a doação de mil mobiliários para a implantação de alojamentos provisórios; a campanha Inverno Solidário do Fundo Social de São Paulo; a instalação pela Sabesp de 170 lavatórios públicos em todo o Estado; o mutirão para emissão de RG de pessoas em situação de rua pela Secretaria de Segurança Pública; entre outros.

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