O maior jogador de futebol do mundo, o saudoso rei Pelé, morreu na tarde da última quinta-feira (29/12/2022), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, onde estava internado desde o dia 29 de novembro para reavaliação da quimioterapia contra o tumor no cólon e o tratamento de uma infecção respiratória. Em setembro de 2021, Edson Arantes do Nascimento foi diagnosticado com câncer e em fevereiro de 2022 já deu entrada no hospital para dar continuidade à quimioterapia.
O Rei do futebol foi velado, onde se sentia bem à vontade, nos gramados e a Vila Belmiro foi o lugar escolhido pelo rei. A cerimônia foi aberta ao público das 10h da segunda-feira (02) às 10h da terça (03), onde o corpo de Pelé foi levado para o Memorial Necropole Ecumenica, onde teve uma cerimônia reservada aos familiares e amigos íntimos.
O corpo de Pelé foi embalsamado para que pudesse ocorrer o velório entre os dias mencionados anteriormente. Este procedimento permite que o caixão fique aberto, apesar da quantidade de dias em que a morte foi confirmada. Tal procedimento foi o mesmo que médicos fizeram com o corpo do apresentador Gugu Liberato, que faleceu em 2019, após cair do sótão de sua casa nos EUA, que foi velado e enterrado uma semana após o seu falecimento.
Segundo a família do Rei Pelé, a escolha da data da cerimônia foi um desejo do próprio craque e de sua família, devido à posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorreu no último domingo, 1ª de janeiro.