A Aldeia do Futuro trabalha a qualificação profissional e a geração de renda com eixos estratégicos e tem como missão promover a autonomia e desenvolvimento social e econômico dos alunos.
O trabalho é garantir a transformação social por meio da oferta de cursos de qualificação técnica e empreendedora para os jovens da Comunidade de Americanópolis e adjacências.
Cases de sucesso da Aldeia do Futuro
Dulce Almeida é visagista e terapeuta capilar e trilhou os primeiros cortes de cabelo na Aldeia do Futuro. Hoje é empreendedora e está à frente do Studio Dulcy Almeida.
Paulo Vargas também começou na Aldeia do Futuro, no antigo curso de Assistente de Cabeleireiro, sempre foi muito curioso e trilhou um caminho de sucesso até atingir a Diretoria Técnica da Sweet Hair.
Roberta Cangirana, procurou a Aldeia do Futuro ainda muito nova e muito carismática, há cerca de 12 anos é cabeleireira e maquiadora na TV Bandeirantes.
Lu by Laravem do próprio nome da proprietária, Luciana Lara. A marca surgiu em 2015 quando a proprietária deixou o seu trabalho de secretária executiva para cuidar da sua filha caçula, Maria Luiza. No início a ideia foi vender apenas bijuterias e acessórios de tecido para cabelos, mas certo dia, assistindo a uma reportagem sobre pacientes de câncer, resolveu embutir cabelos aos acessórios que já vendia. Aí surgia o Cabelo Manero, mais conhecido como Turbante com Cabelo que recebeu o slogan: “Mude o seu visual em menos de 1 minuto”. Hoje Cabelo Manero atende à necessidade de qualquer pessoa que queira mudar o seu visual, esteja ela passando pelo tratamento de quimioterapia, pela alopecia, transição capilar ou simplesmente porque resolveu mudar, mas que não renuncia ao conforto e da discrição que o produto lhe proporciona, pois não esquenta, não aperta e não denuncia, adequando-se a qualquer tipo e formato de cabeça.
Há 27 anos atendendo a população, promovendo qualificação profissional gratuita em um espaço socioeducativo com uma infraestrutura de qualidade para uma aprendizagem efetiva para inserção e inclusão profissionalpara mais de 500 pessoas por semestre. Atendem uma média durante o ano 1200 alunos, além de oferecer 1000 refeições e impactando 5000 famílias por ano.
Em 2020 por decorrência da Pandemia do COVID 19 a Aldeia do Futuro ressignificou o seu modo de fazer e de prestar apoio à comunidade, realizando ações emergenciais de combate à fome e de enfrentamento ao empobrecimento da população. Foram distribuídas 14.208 cestas básicas e kits de higiene e limpeza.
Aldeia do Futuro
Rua Jorge Rubéns Neiva de Camargo, 228 – Americanópolis
Foto: Aldeia do Futuro