A Prefeitura de São Paulo, por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, realiza no dia 6 de agosto, das 9h às 16h, o mutirão de emprego Contrata SP – Tem Saída, em celebração ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A data também comemora os sete anos de atuação do programa Tem Saída na cidade, iniciativa que visa a autonomia econômica da mulher, a fim de romper o ciclo da violência doméstica. A semana também reverência a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
Essa ação tem como objetivo promover a inserção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho, conectando as candidatas a mais de 200 vagas de emprego, disponibilizadas por empresas que integram a ação, além de companhias apoiadoras deste movimento. São oportunidades para as áreas de comércio e serviços, em sua maioria.
Somente no ramo da alimentação, por exemplo, mais de 150 vagas estão abertas, com oportunidades para os cargos de cozinheira, auxiliar de cozinha e funções operacionais. O processo seletivo será realizado na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Vieira Ravasco, 26 – Cambuci. As inscrições são aceitas até 5 de agosto, por meio do Portal Cate. Para participar da seleção, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho (física ou digital) e currículo atualizado.
Programação
Além do mutirão, o Contrata SP – Tem Saída terá uma programação estendida ao longo de agosto, com ações em todas as regiões da cidade. Serão realizadas atividades do Cate Móvel e Ade Sampa, agência voltada ao apoio do empreendedorismo na cidade, que levará oficinas de qualificação, rodas de conversa, palestras, entre outros. O Fashion Sampa, programa municipal voltado ao fomento da moda, também disponibilizará uma oficina ao público.
Entre os destaques da programação estão as oficinas de cuidadora de idosos, alongamento de unhas, cabeleireiro, crochê e culinária. Também serão promovidas palestras que visam o fortalecimento e desenvolvimento das mulheres.
Essas ações ocorrem em locais como Cidade Tiradentes, Itaquera, Brasilândia, Limão, Água Branca e outros. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania.
Tem Saída
O programa Tem Saída, lançado em agosto de 2018, é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar.
O programa é uma ação liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com as secretarias municipais de Segurança Urbana, de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil – (OAB-SP).
Desde a criação do programa, já foram emitidos 2.591 ofícios por órgãos de justiça solicitando atendimento especializado. Nesse período, 1.080 mulheres foram cadastradas no programa, destas mais de 300 beneficiárias estavam formalmente inseridas no mercado de trabalho.
O Tem Saída conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas exclusivas ou prioritárias a elas, como Pernambucanas, CBS Serviços, Bonin Engenharia, Diagonal Consultoria, SP Fashion Week, entre outras. Esse conjunto de esforços tem como objetivo incentivá-las a romper o ciclo da violência conquistando sua autonomia financeira por meio do trabalho.
Zona Sul
18/08 – CRAS Parelheiros Rua Pedro Klein do Nascimento, 100 – Parelheiros
(Sem oficinas, somente serviços cotidianos da SMADS)
29/08 – CRCM ELIANE DE GRAMMONT – R. Dr. Bacelar, 20 (Vila Clementino)
(Oficina Fashion Sampa e Palestra e Consciência Corporal)