A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio de suas 15 sedes distritais espalhadas pela capital paulista, realizou ao longo da última semana uma série de palestras e workshops voltados aos empresários do comércio. Foi uma forma de comemorar, de maneira produtiva, o Dia do Comerciante, que aconteceu no domingo, (16/07).
Essa sequência de eventos comemorativos terminou na sexta-feira (14/07), com homenagens a empresários que, em certa medida, sintetizam o empreendedorismo brasileiro. Miguel Romano, à frente da tradicional Casa Godinho, Michel Zakka, da Preçolândia, Flávio Rocha, da Riachuelo, foram alguns dos nomes prestigiados pela ACSP com o Troféu Empresário de Valor 2023.
O evento, organizado no Clube Círculo Militar, contou com a presença do prefeito da capital paulista Ricardo Nunes. “Sei das lutas diárias desses empresários, que precisam enfrentar as dificuldades que os governos impõem, as dificuldades da legislação tributária, mas que atravessam esses desafios para garantir, com seus trabalhos, o progresso e a geração de emprego”, disse Nunes.
O prefeito aproveitou a oportunidade para chamar atenção para a reforma tributária, cujo texto-base foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados e agora se encontra em análise no Senado. “Precisamos ficar atentos para não deixar passar uma reforma que faça com que um setor seja sobretaxado para reduzir a carga de outro”, disse.
Já Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, lembrou em seu discurso que o Comércio passa por um momento de mudança com a inserção de tecnologias na rotina dos consumidores. Ainda assim, segundo Ordine, preceitos básicos da relação comercial sempre serão valorizados.
“Embora a modernidade tenha trazido outras maneiras de se comercializar, o olho no olho entre vendedor e consumidor, feito por meio do varejo, sempre será necessário. É por isso que hoje estamos aqui para agradecer o trabalho dos empresários do comércio, que mesmo enfrentando as dificuldades desse momento de transição, continuam firmes, gerando trabalho”, disse o presidente da ACSP.
O Dia do Comerciante aconteceu em 16 de julho em homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. A data foi oficializada pela Lei n° 2.048, de 1953. Lisboa foi um dos maiores responsáveis pela abertura dos laços comerciais do país com o exterior.
Um dos empresários homenageados com o Troféu Empresário de Valor 2023, foi Ricardo Cardoso Martins da Silva, proprietário do estabelecimento Ciranda de Papel, empresa familiar com mais de 25 anos de tradição. Hoje situada na Zona Sul de São Paulo, a loja busca o melhor atendimento, preço e a maior variedade de produtos nas áreas em que atua, como por exemplo: papelaria, embalagem, descartáveis, produtos de limpeza, presentes, brinquedos, organização e festas.