A Empresa no Século XXI, segundo DM

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Como comentei no artigo anterior, acredito que o próximo século se inicia com o fim da pandemia. Poderia até dizer que foi com o início, pois muita coisa já começou a mudar quando decretada esta ou aquela quarentena.

Em mais uma reunião (virtual) da distrital centro-sul da ACSP discutíamos uma maneira de gerar negócios, e várias propostas surgiram, umas melhores e outras menos boas. Como engenheiro eu sugeria uma forma de redução de custos e/ou gastos, mas sem vendas não há custos a reduzir. Aí, fica difícil “salvar” o seu negócio. É momento, mais que nunca de ser criativo.

E aí vem aquele rapaz e diz: ”você deve reinventar o seu negócio”. O empresário brasileiro já vem fazendo isto nos últimos 20 anos. A cada crise local ou mundial ele teve que reinventar o seu negócio. A cada mudança de moeda ele teve que reinventar o seu negócio. A cada mudança de modalidade de câmbio ele teve que reinventar o seu negócio. A cada invenção jurídica tipo jabuticaba ele reinventou o seu negócio. Hoje ele tem é que salvar o seu negócio, sua renda e, quem sabe, sua família.

 Reinventar o negócio pode soar estar batido, mas pensar em fusão ou aquisição, nesta altura do campeonato, pode ser uma maneira de fazê-lo. Um plano para unir duas empresas, razoavelmente similares, ambas combalidas pelo que passaram durante a quarentena, e que juntas podem  ter clientes comuns, fornecedores comuns, ou ainda canais de distribuição comuns, pode ser uma grande sacada. Afinal, é melhor ter 50% de algo do que 100% de nada.

Um sub-produto desta fusão é a manutenção dos empregos produtivos e uma redução de custo na empresa resultante por redução dos cargos redundantes, fazendo com que ela seja mais eficiente que a soma das duas anteriores. Ainda assim, e para minimizar o efeito negativo de eventuais demissões, pode-se aproveitar estas pessoas, na maioria bem experientes, em funções nos distribuidores ou ainda em empresas terceirizadas, contratadas pela empresa recém-criada. Pense bem, talvez este “ser criativo” esteja a um telefonema de distância. Ou, se você não sabe para quem ligar, relaxe: tem gente no mercado que pode te ajudar a dar este passo.

Daniel Miedzinski 

Columbus Consultores  (11) 999716163 

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