Padre Maurilio Maritano recebe mural na E.E. Eusébio de Paula eternizando sua luta na área social e da saúde

0
1

No domingo, 01 de dezembro Padre Maurilio Mauritano recebeu homenagem em forma de grafite no muro da E.E.  Eusébio de Paula  que fica divisa com o Hospital Pedreira – Padre Maurilio Maritano. Após discussões com o Conselho de Escola e comunidade escolar, o muro recebeu um grafite com a imagem e textos do padre Maurilio.

O mural surgiu através do diretor da escola Iraci José, que tinha o sonho de fazer um grafite no muro da escola com pessoas que fizeram a diferença no bairro. Para ele a proposta do padre foi o diferencial já que o Hospital Pedreira fica divisa com a escola. Uma tradição na educação grafitar pessoas que fizeram ou fazem a diferença na sua região. Durante o lançamento do mural a professora Efigênia Aniceto falou da falta da placa de identificação do hospital com o nome do padre Maurilio, passou a sugestão de cobrar os órgãos públicos e ainda convidou a comunidade para se unir na colocação da placa com o nome correto do hospital “dando transparência ao nome que passou a se chamar Hospital Padre Maurilio Maritano”.

Durante o evento estiveram pessoas que ao lado do padre Maurilio, e que participavam do Movimento de Saúde Pedreira/Cupecê lutaram para conquistar o hospital na região entre outras melhorias, como o Senhor Antônio Bernardino (Tonico) e a senhora Joana Silva. “Em nossos encontros dicutiamos o que fazer para melhorar o nosso bairro como, emprego e a saúde que o posto mais perto era na Avenida Adolfo Pinheiro, a noite era ainda mais difícil, não tinha ônibus nem asfalto” declarou Tonico.

Já para a Senhora Joana foram sementinhas que se uniram e criaram vidas dando oportunidade para a continuação da luta, “todos os dias nasce uma nova sementinha e ela nunca vai se acabar, essa e sem fim”

 A iniciativa do projeto do grafite foi do diretor da escola Euzébio de Paula, Iraci José e coordenado por Efigênia Aniceto, Luzia Silva, Lourdes Silva, Francisco Oliveira e Nilton Oliveira que não mediram esforços para a homenagem ao Padre Maurilio e também receber no ato o senhor Tonico e a dona Joana para relembrar da luta daquela sociedade que junto ao padre fizeram valer a frase “unidos somos vencedores.

Hospital Geral de Pedreira

O Hospital Geral de Pedreira foi inaugurado em 26 de junho de 1998. A instituição, que atende à maioria das especialidades, é referência em cirurgia-geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, obstetrícia e neonatologia. Também oferece atendimentos em fisioterapia e fonoaudiologia.

Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, o HGP oferece Pronto-Socorro 24 horas, sete salas de cirurgia e 289 leitos – de Enfermaria adulto e pediátrica, Maternidade, UTI adulto, pediátrica e neonatal. Conta ainda com um Banco de Leite e um Banco de Sangue.

Hospital Geral Padre Maurilio Maritano

A alteração do nome do equipamento de saúde foi assinada em 17 de fevereiro de 2023 pela LEI nº 17.634 pelos Deputados Enio Tatto ( PT) e Carlos Giannazi (PSOL)

Iniciada em julho de 2019, a campanha para alterar a denominação do hospital visava prestar uma justa homenagem ao padre Maurilio Maritano. E, ao relembrar a importante história de luta pela construção do equipamento, a ideia também era estimular os moradores a se envolverem mais com os problemas sociais e as necessidades da região, o que incluiu um melhor atendimento à saúde.

Falecido em setembro de 2017, aos 86 anos, o sacerdote foi a principal liderança da mobilização popular que durou mais de 15 anos e resultou na conquista do hospital e de diversas unidades básicas de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.